"Palestra e Prática: produção de cervejas": 30 de agosto de 2014

O evento é direcionado aos produtores rurais, profissionais do setor e estudantes de Ciências Agrárias (Crédito: Divulgação)

A cerveja é a bebida alcoólica mais consumida no Brasil, com produção anual de aproximadamente 10 bilhões de litros. A produção de cerveja artesanal tem aumentado consideravelmente nos últimos anos. Com a diversidade de ingredientes possíveis (estabelecidos pelo Ministério de Agricultura, Pecurária e Abastecimento - Mapa) e propriedades sensoriais diversificadas, atinge um público consumidor cada vez maior. Para a bebida atingir boa qualidade é necessária a aplicação de técnicas e boas práticas de fabricação durante todo o processo de produção, desde a moagem dos grãos até a obtenção do produto final. A utilização de ingredientes de qualidade (malte, adjuntos, água, lúpulo, fermento), a moagem correta da cevada, os métodos de mosturação, as técnicas de fermentação e a assepsia no processo, são alguns dos fatores que determinam os tipos de cerveja e que afetam a qualidade da bebida.

Na "Palestra e Prática: produção de cervejas" serão apresentadas informações sobre o processo de produção, matérias-primas, etapas de produção da cerveja e aspectos sensoriais. O evento ocorrerá no dia 30 de agosto de 2014, das 7h30 às 12h, no Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição (LAN) da USP/ESALQ - Anfiteato "Prof. Urgel de Almeida Lima".

O evento é direcionado aos produtores rurais, profissionais do setor e estudantes de Ciências Agrárias.

As inscrições gratuitas (vagas limitadas) podem ser feitas diretamente na Casa do Produtor Rural (Prédio da Pesquisa, Cultura e Extensão Universitária do Campus "Luiz de Queiroz"), pelo telefone (19)3429.4178, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

A realização é da Casa do Produtor Rural da ESALQ, com apoio da Diretoria da ESALQ, Comissão (CCEx) e Serviço de Cultura e Extensão Universitária (SVCEx), Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição (LAN) da Escola, Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq), Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Sema), Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Geagesp/Ceasa de Piracicaba).