Intercâmbios na França (inscrições prorrogadas até 21 de agosto de 2014)

Estão abertas as inscrições para programas de intercâmbio na França, nas seguintes instituições:
- AgroParisTech e LaSalle Beauvais, coordenado pela profa. Maria Lúcia C. Vieira, do Departamento de Genética (LGN);
- Montpellier SupAgro, Institut National Polytechnique de Toulouse (INP-ENSAT) e École National du Génie de l´Eau et de l´Environment de Strasburg (ENGEES) coordenado pela profa. Sílvia H. G. de Miranda, do Departemento de Economia, Administração e Sociologia (LES);
- AgroSupDijon, Bordeaux Sciences Agro, Oniris-Nantes, coordenado pelos professores Thais Vieira e André Alcarde, do Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição (LAN);
- Fédération des Écoles Supérieures d’Ingénieurs em Agriculture (ESA, ISARA, ISA, El-Purpan), coordenado pelo prof. Thiago L. Romanelli, do Departamento de Engenharia de Biossistemas (LEB).

O programa é destinado a alunos de Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal, Gestão Ambiental e Ciências dos Alimentos, e terá início em setembro de 2015.

Pré-requisitos para estudos semestrais:
- ter cursado entre 50% e 80% dos créditos do curso até o início do programa;
- ter média superior a 6,5
- ter conhecimento de francês e inglês básicos;
- comprometer-se a custear com recursos próprios um curso de francês até atingir o nível mínimo exigido pelas instituições de destino.

Pré-requisitos para dupla-diplomação:
a) alunos de Engenharia Agronômica:
- ter concluído o 7.º semestre até julho de 2015;
- ter média superior à média do curso de Engenharia Agronômica;
- ter conhecimento de francês e inglês básicos;

b) alunos de Ciências dos Alimentos:
- ter concluído o 6.º semestre até dezembro de cada ano;
- ter média superior à média do curso de Ciências dos Alimentos;
- ter conhecimento de francês e inglês básicos;

Os interessados devem preencher o formulário de inscrição disponível em www.esalq.usp.br/svaint/ e entregá-lo no Serviço de Atividades Internacionais (SVAInt), juntamente com histórico escolar atualizado, uma carta de intenção (motivação) em português e uma carta de referência redigida por um docente da ESALQ.

Prazo final da inscrição prorrogado até 21 de agosto de 2014
Prazo final da seleção: dezembro de 2014
Períodos de intercâmbio:
- semestral: setembro de 2015 a junho de 2016;
- duplo-diploma: setembro de 2015 a dezembro de 2016 ou junho de 2017, dependendo do programa.

(Publicado no Boletim 30)