Inter Repúblicas encerrou com gincana beneficente

Competição contemplou gincana que arrecadou 4 toneladas de alimentos, 5 mil livros, 10 mil peças de roupas e doações de sangue ao Hemonúcleo da Santa Casa (Crédito: Gerhard Waller - ESALQ/Acom)

Entre 11 de agosto e 4 de setembro de 2014, cerca de 350 estudantes da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ) participaram do torneio Inter Repúblicas. O evento, organizado pela Associação Atlética Acadêmica ''Luiz de Queiroz'' (AAALQ) e Conselho de Repúblicas, com apoio da Divisão de Atendimento à Comunidade (DVATCOM) da PUSP-LQ, envolveu neste ano 35 equipes com atletas oriundos de 47 repúblicas estudantis da ESALQ.

Durante as competições, foram disputadas as modalidades de futsal, handbol, vôlei, basquete, cabo-de-guerra, sinuca, pebolim, truco, braço de ferro, xadrez, tênis de mesa, natação, atletismo e pedestrianismo. Devido às reformas das instalações esportivas do Campus, as provas de natação e atletismo ocorreram, respectivamente, na Piscina Municipal Doutor Samuel Castro Neves e no Estádio Municipal Barão de Serra Negra.

Gincana – O encerramento das atividades do Inter Repúblicas ocorreu na tarde do dia 4 de setembro de 2014, quando integrantes das instituições que organizam as competições e membros das repúblicas apresentaram os donativos arrecadados durante o período do torneio. Segundo os organizadores, foram angariados 4 toneladas de alimentos, cerca de 10 mil peças de roupas e 5 mil livros. “Por meio desta gincana de arrecadações, os estudantes tem a oportunidade de retribuir à cidade de Piracicaba todo o acolhimento e hospitalidade”, conta Lucas Ingold, presidente da nova gestão da AAALQ.

As doações deste ano serão feitas à ONG Irmãos de Ideal e Igreja Obra de Maria. Essa última entidade conta com os donativos desde 2002 e, segundo a voluntária Maria José Rodrigues Berto, as doações provenientes da campanha esalqueana garante seis meses de sobrevivência aos atendidos pelo projeto. “Hoje fazemos e servimos 120 marmitex aos moradores de rua em vários pontos da cidade”, conta a Maria José, uma das 48 voluntárias da Obra de Maria. Outras campanhas também realizadas no Campus ajudam na manutenção da Obra. “A campanha de arrecadação de alimentos dos ingressantes e de roupas no inverno também são destinadas à Igreja Obra de Maria”, conta Sonia Maria Mendes Fiore, da DVATCOM da PUSP-LQ.

Lais Zayas é presidente da nova gestão do Conselho de Repúblicas e lembra que a campanha de arrecadação de roupas e livros começa no ano anterior. “A mobilização nas 47 repúblicas é intensa o ano todo. Referente aos livros, nós estipulamos uma meta de 10 livros didáticos ou de literatura, mas a maioria das repúblicas supera essa meta simbólica”, frisa Lais, ao anunciar a república feminina Café com Leite como a campeã este ano com 1.487 livros doados.

Hemonúcleo – a novidade do Inter Repúblicas em 2014 foi a parceria com o Hemonúcleo da Santa Casa de Piracicaba, que recebeu doações de sangue dos integrantes das repúblicas e membros da comunidade que se solidarizaram com a campanha da AAALQ e do Conselho. “Conseguimos que cinquenta doadores comparecessem ao Hemonúcleo, o que nos deixa muito satisfeitos em saber que mais essa ação dos estudantes da ESALQ despertou o espírito solidário na comunidade”, finalizou Lucas Ingold.

Texto: Caio Albuquerque (05/09/2014)