Treinamento em Gerenciamento de resíduos gerados em Laboratórios de Ensino e Pesquisa - 1.º e 3 de outubro de 2014

A Comissão de Ética Ambiental na Pesquisa (CEAP) da ESALQ promoverá, nos dias 1.º e 3 de outubro de 2014, o treinamento em Gerenciamento de resíduos gerados em Laboratórios de Ensino e Pesquisa, que será ministrado por Arthur Roberto Silva, chefe do Serviço de Gerenciamento Ambiental e Resíduos Químicos (SVGAMRQ) da Escola. O objetivo da atidade é treinar usuários de laboratórios da ESALQ em práticas corretas de gerenciamento de resíduos químicos. O instrutor será  .

Data: 1.º e 3 de outubro de 2014
Horário: das 8h às 12h
Local: Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição (LAN) - Prédio 2 - Anfiteatro "Prof. Urgel de Almeida Lima"

Programa:
- Caracterização e classificação de resíduos de laboratório;
- Aspectos legais e normativos da Gestão de Resíduos em Universidades;
- Programa de Gerenciamento de Resíduos Químicos da ESALQ;
- Funcionamento do Laboratório de Resíduos Químicos do Serviço de Gerenciamento Ambiental e Resíduos Químicos (SVGAMRQ) da ESALQ;
- Acondicionamento de Resíduos Químicos (Segregação, Armazenamento e Rotulagem);
- Armazenamento de Resíduos Químicos em Área Multi-Usuários (Projeto, Construção e Operação);
- Frascos e embalagens vazias de produtos químicos (Acondicionamento, Armazenamento e Rotulagem);
- Vidrarias de laboratório danificadas ou obsoletas não contaminadas (Acondicionamento e Armazenamento);
- Descarte de resíduos não perigosos na rede de esgotos (Critério e Procedimentos);
- Segurança Química.

Os estudantes, docentes e funcionários interessados podem se inscrever, gratuitamente, até 23 de setembro de 2014, por meio do link: https://docs.google.com/forms/d/1wrGZ3YR1yxe8M3NWQ_iO2YW_6BQ22srWR2aYN0CDPzQ/viewform?c=0&w=1.