Delegação de Taiwan visitou ESALQ

Receptivo inicial ocorreu na Diretoria da Escola (Crédito: Gerhard Waller - ESALQ – Acom)

Em 4 de setembro de 2014, uma delegação de Taiwan visitou a ESALQ e foi recepcionada, inicialmente, pelo diretor da ESALQ, prof. José Vicente Caixeta Filho; pela vice-diretora e presidente da Comissão de Atividades Internacionais (CAInt), profa. Marisa Aparecida Bismara Regitano d’Arce; pelos professores José Paulo Molin, do Departamento de Engenharia de Biossistemas (LEB), e Celso Omoto, do Departamento de Entomologia e Acarologia (LEA); e Maria Clara de L. Costa Barreto, chefe do Serviço de Atividades Internacionais (SVAInt).

A delegação era composta por: Dr. Joe Air Jiang, professor do Departamento de Engenharia Mecatrônica Bio-Industrial da Universidade Nacional de Taiwan (National Taiwan University | NTU) e diretor do Centro de Educação e Pesquisa em Automação Bio-Industrial; Dr. En Cheng Yang, professor na NTU do Departamento de Entomologia; Dr. Samson Tsou, professor emérito da Universidade Nacional de Ping Tung; Jyh-Rong Tsay, secretário geral da Divisão de Engenharia Agrícola do Instituto de Pesquisa Agrícola de Taiwan, TARI; Tzu-Yu Fu, chefe da Seção de Cooperação Internacional, do  Departamento de Relações Internacionais, CoA; Chun-Wei Kuo, especialista da Seção de Serviços de Tecnologia do Departamento de Ciência e Tecnologia, CoA; Liang-Jeng Hung, pesquisador do Centro de Desenvolvimento Industrial do Instituto de Pesquisa em Tecnologia Agrícola, ATRI; além de representantes da Jacto/Fatec, Dr. Tsen Chng Kang e Dr. Hannes Fischer.

Após o receptivo na Diretoria da Escola, das 10h às 12h, o grupo visitou às instalações do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) – Semioquímicos na Agricultura, localizado nas dependências do Departamento de Entomologia e Acarologia (LEA) da Escola. No período da tarde, no LEA, participaram do Workshop Pest Monitoring Systems (Sistema de Monitoramento de Pragas), que contou com a seguinte programação:
- abertura do evento, com os professores João Roberto Spotti Lopes e Celso Omoto, do LEA da Escola;
- “Sistema de Monitoramento Remoto de Pragas Agro-Ecológicas em Taiwan”, com o Dr. Joe-Air Jiang, professor do Departamento de Engenharia Mecatrônica Bio-Industrial da NTU;
- “Sistema de monitoramento de Citrus psilídeo no Estado de São Paulo”, com Renato Bassanezi, pesquisador do Fundecitrus;
- “Nova abordagem no controle biológico utilizando Tamarixia radiata para controlar o Citrus psilídeo asiático, Diaphorina citri”, com o prof. José Roberto Postali Parra, do LEA da Escola;
- “Desenvolvimento do sistema de monitoramento do bicho-furão-dos-citrus”, com prof. Pedro Takao Yamamoto do LEA da Escola.

Sobre a Universidade Nacional de Taiwan (NTU)

A instituição antecessora à NTU foi a Universidade Imperial de Taihoku, fundada em 1928 pela administração colonial japonesa. O primeiro presidente foi Shidehara Tan Tairaka Hiroshi. Em 1945, a República da China venceu a guerra de resistência contra o Japão, e Taiwan foi entregue ao governo nacionalista da China. Em 15 de novembro daquele ano, a Universidade Imperial de Taihoku foi formalmente transferida para a administração chinesa e renomeada como Universidade Nacional de Taiwan, com o Dr. Tsung-lo Lo apontado como primeiro presidente.

Atualmente, a universidade possui 11 faculdades, com 54 departamentos e 103 institutos de pós-graduação, além de quatro centros de pesquisa de nível universitário: Centro de Estudos da População e Gênero, Centro de Ciências Condensado matéria, Centro de Biotecnologia e Centro de Pesquisas em Biodiversidade. O número total de alunos, incluindo os que se matricularam na Escola de Educação Profissional e Continuada, cresceu para mais de 33.000, incluindo mais de 17.000 estudantes universitários e 15.000 alunos de pós-graduação. Ressalta-se que o número de estudantes de pós-graduação na universidade é quase igual ao número de estudantes universitários, o que indica que a NTU transformou-se em uma universidade de pesquisa.

Saiba mais: http://www.ntu.edu.tw/engv4/about/about.html.

Texto: Luciana Joia de Lima
Apoio: Tobias de Paula Lima Souza
08/09/2014

Boletim 39