ESALQ comemorou 50 anos da Pós-graduação

Abertura da cerimônia e as palestras aconteceram na Sala da Congregação, Edifício Central (Crédito: Gerhard Waller - ESALQ/Acom)

Em setembro de 1964, a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ) dava inicio às atividades de pós-graduação (PG). Pioneira na Universidade de São Paulo (USP), os cursos que inauguraram a PG na ESALQ foram Experimentação e Estatística (atualmente Estatística e Experimentação Agronômica), Fitopatologia, Genética e Melhoramento de Plantas, Mecânica, Motores e Máquinas Agrícolas (desativado em 1970), Nutrição de Plantas e Solo. Para comemorar o cinquentenário da PG, a ESALQ realizou, na manhã desta sexta-feira, 12/09, uma série de palestras envolvendo representantes da Escola e da The Ohio State University (OSU), instituição com a qual a ESALQ também celebra 50 anos de parceria na mesma instância de ensino.

Dessa forma, a Sala da Congregação recebeu, pela manhã, uma serie de palestras que abordou o histórico e o quadro atual da PG, além de aspectos relacionados à internacionalização, agências de fomento e convênios bilaterais. As atividades foram abertas pelo diretor da ESALQ, José Vicente Caixeta Filho e, da ESALQ, também estiveram presentes a vice-diretora, Marisa Aparecida Bismara Regitano D’Arce, Luis Eduardo Aranha Camargo, presidente da Comissão de PG da ESALQ e professor do Departamento de Fitopatologia e Nematologia (LFN), além de coordenadores dos Programas de Pós-graduação (PPGs), docentes e alunos da PG. Na ocasião, Edimilson Dias de Freitas, do IAG, coordenador da Câmara de Normas e Recursos da Pró-reitoria de Pós-graduação da USP, representou a pró-reitora de Pós-graduação, professora Bernadette Dora Gombossy de Melo Franco.

Segundo Luis Eduardo Aranha Camargo, a celebração é uma forma de lembrar a trajetória de sucesso da ESALQ. “Dos 16 programas de pós-graduação oferecidos na ESALQ, seis receberam o conceito máximo na avaliação da Capes. Isso é uma liderança na área das ciências agrárias”, aponta. O docente disse ainda que o convênio com a OSU foi fundamental para o fomento da pós-graduação na escola como um todo. “Fruto dessa sinergia é o programa internacional de PG em Biologia Celular Molecular Vegetal, que prevê múltipla diplomação desde 2009. O aluno recebe a graduação da ESALQ, da OSU e da Universidade do Estado de Nova Jersey, Rutgers”.

Para o diretor da ESALQ, a importância do evento se caracteriza por ser o principal de toda a agenda voltada para a comemoração dos 50 anos da PG. “Esse é o primeiro grande evento da programação e, além disso, a presença dos representantes da OSU, que desde os primórdios foram colaboradores efetivos para a PG da ESALQ, nos dá uma oportunidade de agradecer a instituição americana por todo seu apoio ao longo dos anos”.

Pela instituição dos EUA, estiveram presentes Joseph E. Steinmetz, Vice-reitor Administrativo, William Brustein, Vice-reitor para Estratégias Globais e Assuntos Internacionais, Bruce A. McPheron, Pró-reitor de Gestão Agrícola e diretor da Fac. de Alimentos, Agricultura e Ciências Ambientais, Patrick S. Osmer, Vice-reitor de Pós-graduação e diretor da Escola de Pós-graduação, Carol Whitacre, Pró-reitora de Pesquisa, David B. Williams, Diretor da Faculdade de Engenharia, Keira Williams, Coordenadora do programa acadêmico Global Gateways, Luke Barbara, Diretor do Brazil Gateway.

Por parte da OSU, Steinmetz apontou que o vínculo com a ESALQ significa muito para a sua instituição. “Provavelmente é uma das nossas mais valiosas parcerias, e uma das mais antigas que possuímos”. Em relação às expectativas futuras, o dirigente aponta que a OSU pretende ampliar as colaborações em diversos ramos, já que ambas as instituições se beneficiam dessa relação. “Mais pesquisa, mais programas acadêmicos, e devemos nos preocupar também com o alcance dessa parceria, na forma como nossa pesquisa e ensino afetam, além dos estudantes e das instituições acadêmicas em questão, também os cidadãos dos nossos países”, conclui.

William Brustein também falou da relação entre ESALQ e OSU. “Essa nossa relação, de 50 anos, que está se tornando mais ampla e profunda, é uma relação que demonstra, década após década, os avanços mútuos que a OSU e a ESALQ obtêm, e nós vemos essa celebração, que conta com uma comitiva de alta qualificação da Ohio, como mais uma oportunidade de agradecer aos nossos amigos da ESALQ pelos nossos 50 anos, e agora vamos tornar os próximos 50 anos ainda melhores”.

Palestras – Após a cerimônia de abertura, que contou com apresentação do Grupo Vocal Luiz de Queiroz, Edimilson Dias de Freitas abordou ‘A importância da internacionalização nos programas de Pós-graduação para a USP’. Em seguida, o presidente da PG na ESALQ falou sobre os ’50 anos de Pós-graduação da ESALQ’. O papel das agências de fomento foi o tema de duas falas:Capes e a internacionalização dos estudos superiores no Brasil’, com professor Marcio de Castro Silva Filho, do Departamento de Genética da ESALQ e diretor de programas e bolsas da Capes e ‘O papel da Fapesp na internacionalização da pesquisa no Estado de São Paulo’, com José Arana Varela, diretor-presidente da Fapesp.

Em um segundo momento, a parceria ESALQ x OSU foi o destaque. Partnership of top research universities, USP/ESALQ and The Ohio State University’ foi proferido por Joseph E. Steinmetz,; Partnering to feed and fuel the future through collaboration, research, and innovation’, foi o tema de Bruce McPheron; Dual degree, training the future generation of plant science scholars’, com Christopher Hadad; ‘A história do acordo OSU-ESALQ’, apresentada por Helaine Carrer, professora do Departamento de Ciências Biológicas (LCB) da ESALQ.

Encerradas as palestras, a convite do diretor da ESALQ e para representar a cooperação, os membros das duas instituições participaram do plantio de uma muda de pau mulato ao lado do Pavilhão de Horticultura.

Confraternização – Na parte a tarde, desta vez na Sala do Centenário, também no Edifício Central, Diretoria e Comissão de Pós-graduação da ESALQ promoveram uma confraternização entre docentes e pesquisadores da ESALQ que estudaram na OSU com a comitiva da instituição de Ohio.

Manutenção da parceria – Em 2012, foi assinado o Memorandum of Understanding, documento que ratifica o acordo com o desejo mútuo de promover a cooperação no ensino superior entre os Estados Unidos e o Brasil. Com base no Memorando de Cooperação assinado em 2009 entre a Universidade de São Paulo (USP) e a The Ohio State University, a USP em nome da ESALQ, e a OSU em nome do College of Food, Agricultural and Environmental Sciences (OSU-CFAES), celebraram esse acordo formal com a finalidade de intercâmbio educacional e cultural. Ambas as instituições se beneficiam positivamente no desenvolvimento de teses, material didático e outra literatura científica e tecnológica, colaboração científica e intercâmbio de docentes, acadêmicos e estudantes para palestras, estudos avançados e pesquisa. Informações sobre OSU em http://www.osu.edu/ .

Saiba mais sobre a Pós-graduação da ESALQ em www.esalq.usp.br/pg .

Clique aqui para assistir a matéria da TV USP Piracicaba.

Texto: Caio Albuquerque e Lucas Jacinto, com apoio de Luciana Joia de Lima e Tobias de Paula Lima Souza (15/09/2014)

Boletim 40