Professor lança livro ‘Microclimatologia agrícola’

O livro “Microclimatologia agrícola: introdução biofísica da relação planta-atmosfera”, escrito pelo professor Fábio Ricardo Marin, do Departamento de Engenharia de Biossistemas da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP), aborda um dos ramos do conhecimento mais relevantes para obtenção de bons resultados nas diferentes culturas agrícolas, mas que ainda é muito pouco explorado em língua portuguesa, segundo o autor.

Publicado com apoio da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (FEALQ), a obra apresenta conteúdos que podem ajudar profissionais da área e produtores a minimizarem drasticamente os riscos climáticos que afetam diretamente e com grande frequência as lavouras e florestas, tratando das bases biofísicas que explicam as influências da variação do atmosférica nas plantas, mas em escala microclimatológica.

“Os dois maiores desafios para o produtor, certamente, são o mercado e o clima. Com esse livro, nossa pretensão é que se entenda melhor a questão climática, nessa escala micro, e como ela interfere na atividade produtiva. Ela é uma grande causa de prejuízos, mas ainda é a menos conhecida e estudada”, destacou Fábio Marin.

O autor explica que os conhecimentos apresentados na obra, quando aplicados, permitem prever os impactos do clima nas cultivares e com isso minimizar os danos ou até mesmo remediar algumas situações. “Ao entender melhor a interação planta-atmosfera, é possível mudar a data de semeadura de uma cultivar, evitando prejuízos e até o sofrimento causado ao produtor e a sua família por essas perdas”.

Além de professor da USP, Fábio Marin é engenheiro agrônomo, mestre e doutor em agronomia com pós-doutorados em modelagem e crescimento das plantas e análise de eficiência agrícola. Ele ressalta que o livro foi escrito para ser acessível ao público, de estudantes e profissionais da agronomia a pessoas que trabalham com agricultura em geral.

Os capítulos foram concebidos e organizados para nivelamento mínimo dos leitores quanto aos conceitos necessários e, em seguida, os conteúdos ganham profundidade ao tratar de diferentes aspectos interação atmosfera-planta, como processos de fotossíntese e produção de biomassa, evapotranspiração, necessidade de irrigação e efeito da seca nas culturas, variabilidade dos biomas naturais brasileiros em resposta às condições atmosféricas, entre outros.

Mais informações sobre valor e formas de aquisição, acesse o site da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz ou clique aqui.

Ou entre em contato pelo e-mail livros@fealq.org.br.

Confira no vídeo (clique aqui) as principais contribuições do livro “Microclimatologia agrícola: introdução biofísica da relação planta-atmosfera” destacadas pelo autor Fábio Marin.

Texto: Comunicação Fealq

Edição 386