Docentes são condecorados como heróis da Revolução Verde

Moacyr Corsi, Tsai Siu Mui e Cyro Paulino da Costa (Crédito: Divulgação)

Para comemorar o Dia Mundial da Alimentação, celebrado em 16 de outubro em todo o planeta, a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) reliza, entre os dias 11 e 17 de outubro, a Semana Mundial da Alimentação. Para marcar a data no Brasil, FAO, Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef), Associação Brasileira do Agronegócio (Abag) e Empresa Brasileira de Agropecuária (Embrapa) realizaram, na manhã do dia 14 de outubro de 2014, no Museu Brasileiro da Escultura, em São Paulo (SP), a sexta edição do Fórum Inovação: Agricultura e Alimentos para o Futuro Sustentável. O evento aconteceu sob o tema Desafio 2050 - Unidos para alimentar o planeta, que propõe reflexão acerca da questão global colocada pela FAO-ONU em 2009: precisaremos alimentar um planeta com 9 bilhões de habitantes em 2050.

Desde de 2013, a iniciativa passou a homenagear os heróis da Revolução Verde brasileira. Assim, na ocasião, produtores, cientistas, pesquisadores, homens e mulheres que contribuem com um país capaz de atender a sua demanda por alimentos e outras regiões do planeta a partir da sua atuação profissional, são condecorados como heróis da Revolução Verde. Em 2014, a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ) esteve representada por Moacyr Corsi, professor do Departamento de Zootecnia (LZT) da Escola de 1971 a 2013, e Cyro Paulino da Costa, que lecionou na ESALQ entre 1965 e 1996.

Segundo os organizadores, nos últimos 40 anos, o Brasil deixou a incômoda posição de importador de alimentos para se transformar em um dos principais produtores de grãos, carnes, frutas, fibras e biocombustíveis. Ainda segundo os organizadores, essa virada só foi possível graças à ciência, ao uso intensivo de tecnologias e, principalmente, à ousadia de alguns cientistas e agricultores brasileiros.

Além dos esalqueanos, foram homenageados a diretora do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena/USP), Tsai Siu Mui, Dirceu Gassen, Fernanda Dias Abadio Finco, Glauco Olinger, João Pratagil Pereira de Araújo, Luiz Antônio Barreto de Castro, Manoel Henrique Pereira e Renato de Aragão Rodrigues.

Moacyr Corsi – Possui graduação em engenharia agronômica pela ESALQ (1967), mestrado em Agronomy - The Ohio State University (1970), doutorado em Ciência Animal e Pastagens pela ESALQ (1972) e PhD em Agronomy - The Ohio State University (1984). Possui dois pós-doutorados, um em West Virginia University (1991) e outro em Massey University (2002). É professor titular da ESALQ desde 1989. Tem experiência na área de zootecnia, com ênfase em fisiologia de plantas forrageiras e produção animal em pastagens, com atuação em pastagens intensivas, manejo, adubação, conservação, bovinocultura de leite e corte.

Cyro Paulino da Costa – É engenheiro agrônomo formado pela ESALQ em 1964, possui mestrado em Genética e Melhoramento pela ESALQ (1966) e doutorado em Horticulture - Purdue University (1970). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Melhoramento Vegetal, atuando principalmente nas áreas de melhoramento de hortaliças para fatores bióticos e abióticos e na produção de sementes de hortaliças.

Texto: Caio Albuquerque (15/10/2014)