Blog Ciência Informativa

Para contribuir com a divulgação de resultados das pesquisas realizadas nas universidades e nos centros de pesquisa, foi criada uma página na internet intitulada Ciência Informativa. A equipe é formada por estudantes de graduação e de pós-graduação da USP/ESALQ e da Unicamp. Nessa página é publicada, semanalmente, matérias com explicações sobre o conteúdo de artigos científicos em uma linguagem simples e acessível ao público leigo. Além das publicações semanais, contém uma seção para que o autor do trabalho possa publicar uma matéria sobre sua pesquisa.

Dessa forma, a equipe responsável pelo blog convida a comunidade acadêmica - estudantes, docentes e funcionários - a visitar a página e, sobretudo, escrever sobre seus trabalhos, pois a tradução que é feita é um modo de divulgar a pesquisa, mas que deve ter como base texto escrito pelo próprio autor que é quem melhor conhece o assunto e quem pode melhor discutir e defender os seus resultados.

O lançamento da página Ciência Informativa ocorreu em 25 de setembro de 2014 e, em menos de um mês, obteve mais de 2.300 acessos, o que indica o grande potencial de impacto desse tipo de meio de comunicação.

Informações detalhadas sobre o projeto Ciência Informativa e como publicar podem ser encontradas em: www.ciencia-informativa.blogspot.com.