Docente da ESALQ é condecorado com a Medalha Defesa Civil Nacional

Por prestar relevantes serviços ao País e à comunidade nacional, em assuntos de defesa civil, o professor do Departamento de Ciências Florestais (LCF) da ESALQ, Marcos Sorrentino, é agraciado nesta terça-feira, 4 de novembro de 2014, com a Medalha Defesa Civil Nacional – Ano 2013.

A partir do Ofício-Circular nº 131/2014/DMD/SEDEC-MI, a Secretaria de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, informou que Marcos Sorrentino será condecorado em conjunto com outras autoridades, em cerimônia a ser realizada no  auditório do Centro Internacional de Convenções do Brasil – Setor de Clubes Esportivo Sul, Trecho 02 – Conjunto 63, Lote 50, Brasília (DF).

A Medalha Defesa Civil Nacional foi criada em 6 de maio de 2002, a partir do Decreto n.º 4.217, destinada a distinguir e galardoar anualmente até cinquenta personalidades civis e militares, nacionais ou estrangeiras, e instituições ou bandeiras das instituições civis ou militares, que tenham prestado relevantes serviços ao País e à comunidade nacional, em assuntos de defesa civil.

Marcos Sorrentino – Possui graduação em Biologia (1981) e Pedagogia (1984) e mestrado em Educação (1988) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Doutorado em Educação (1995) e pós-doutorados no Departamento de Psicologia Social da USP e no Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília, onde também foi pesquisador colaborador. Foi diretor de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente de abril de 2003 a junho de 2008. Tem experiência na área de Educação, com ênfase nos seguintes temas: educação ambiental, políticas públicas e planejamento de futuro na direção de sociedades sustentáveis. Participa, desde a década de 1970, de entidades ambientalistas, de cidadania e de educação ambiental. De 1985 a 1988, foi docente no Departamento de Educação na Unesp, campus de Assis. Desde 1988, atua no Departamento de Ciências Florestais (LCF) da ESALQ e, atualmente, como professor livre-docente, coordena o Laboratório de Educação e Política Ambiental (Oca) do LCF.

Texto: Caio Albuquerque (04/11/2014)