Aluno participante do Ciência sem Fronteiras (CsF) é premiado mais uma vez na Austrália

Luiz Fernando Bispo no momento em que recebeu o prêmio (Crédito: Divulgação)

Foi em maio de 2013 que Luiz Fernando Pereira Bispo, então estudante do 5.º semestre de graduação em Engenharia Florestal da ESALQ, soube que fora contemplado com bolsa de estudos da CAPES do Ciência sem Fronteiras (CsF), projeto do governo brasileiro que oferece bolsas de estudos para alunos das universidades brasileiras, de graduação, de pós-graduação e pós-doutorado. Em agosto do mesmo ano, Bispo, que aqui desenvolvia pesquisas com aproveitamento de resíduos florestais, partiu para Austrália para estudar um ano e meio na Universidade de New South Wales (UNSW).

Conforme já divulgado pela Assessoria de Comunicação (Acom) da ESALQ, como estudante da referida universidade e curioso sobre assuntos que circundam o universo no qual está inserido, o graduando participou, entre março e junho deste ano, da 19.ª Bienal de Sydney: You Imagine What You Desire, festival internacional de arte contemporânea em Sydney (Austrália). Neste, que é considerado o maior evento de arte visual contemporânea do país, Bispo trabalhou como voluntário no atendimento à clientes e monitoramento das obras de arte e foi reconhecido pelo seu trabalho em equipe, além de sua postura solícita. Pelo desempenho, o graduando foi um dos dez ganhadores do Prêmio “Voluntários da Exibição”, que consiste em uma carta de recomendação para seguir carreira no setor cultural.

O estudante não parou por aí. Disposto a receber novos conceitos acadêmicos, práticos e de vivência social e a explorar todas as oportunidades que a vida oferece, Bispo conquistou, em 23 de outubro de 2014, mais um prêmio na Austrália. Como membro do Volunteer Army, grupo que coloca indivíduos em contato com a comunidade e oferece oportunidades nos setores ambiental, artístico, saúde, desenvolvimento social e outros, foi agraciado com o “Prêmio Voluntário do Ano 2014”. Concedido pela ARC UNSW Student Life, o prêmio é destinado ao voluntário destaque do ano. “Fui homenageado com um recorde de mais de 350 horas de atividades voluntárias em diversos setores. De acordo com os coordenadores, é a primeira vez na história do programa que alguém consegue tal façanha em um ano”, declarou Bispo.

No período de um ano, o graduando de Engenharia Florestal da ESALQ trabalhou como voluntário nas organizações United Nations Association Australia (UNAA), Sydney Children Hospital, Redkite, Heart Foundation, Conservation Volunteers of Australia, Biennale of Sydney onde já foi premiado, entre outras. Também a convite da United Nations Association Australia (ONU Austrália), Bispo participou, no mês de outubro, de um debate de planos para 2015 que envolveu assuntos relacionados à pobreza, doenças, terrorismo, discriminação e mudanças climáticas.

Vindo de uma família que o adotou e o tirou das ruas, Bispo é grato por ter a oportunidade de estudar na ESALQ e na UNSW Australia. “Sempre tive espírito sonhador e sede de desbravar o mundo. Por isso, com luta e fé vou atrás dos meus sonhos porque tenho em mente um objetivo, de me tornar Ministro do Meio Ambiente. Pode parecer muita pretensão, mas todas as experiências pelas quais estou passando me fazem crer que posso construir um Brasil melhor”, concluiu o aluno.

Texto: Alicia Nascimento Aguiar
MTb 32531