Pesquisadores da ESALQ e do CENA participam do Pint of Science 2017 em Piracicaba

Divulgação Pint of Science 2017

Criado em Londres em 2014, o festival internacional de popularização da ciência Pint of Science acontece em Piracicaba pela primeira vez em 2017, contando com a presença de docentes e pesquisadores da ESALQ e do CENA entre seus palestrantes convidados.

Na noite de abertura, segunda-feira, dia 15 de maio, o restaurante Monte Sul do Centro receberá dois pesquisadores do CENA com temas bastante curiosos: enquanto o professor Francisco Scaglia Linhares abordará o tema “Os vegetais em seu prato são naturais?”, o professor Thiago de Araujo Mastrangelo falará sobre o “Sexo como arma contra os insetos”.

No mesmo 15 de maio, a Pizzaria ForLen é o espaço escolhido para que a pesquisadora Fernanda Viegas Reichardt (CENA) fale sobre sua pesquisa “Alto Xingu: questões socioambientais”, enquanto o professor Ciro Abud Righi (ESALQ) recebe os amigos e demais interessados para conversar sobre “O uso do espaço e do tempo na agricultura”.

Já na noite da terça-feira, dia 16de maio, é a vez do pesquisador Hudson Pereira de Carvalho (CENA) receber o público no espaço da Babbo Giovanni para responder a pergunta “Como a nanotecnologia pode revolucionar a produção de alimentos?”. Na sequência, os pesquisadores Mateus Mondin e Luiz Humberto Gomes (ESALQ) falam, respectivamente, sobre os temas “Cromossos, cerejas e cervejas” e “Água de qualidade: nossa saúde agradece”.

A pizzaria ForLen volta a receber os pesquisadores do CENA na noite da quarta-feira, 17 de maio, dessa vez para falar de dois temas que vão aguçar muito a curiosidade e a imaginação do público presente: o jovem cientista Lucas William Mendes conversará com os presentes sobre “Micróbios salvadores do mundo?” enquanto o pesquisador Luiz Carlos Ruiz Pessenda - autoridade mundial quando o assunto é datação pelo processo de Carbono14, falará sobre a importância de “pesquisar o passado para entender o presente e prever o futuro”.

Vale lembrar que todas as sessões temáticas das quais fazem parte essas palestras têm início às 19h30, com entrada gratuita. Além da USP, participam da iniciativa a Unicamp, a Unimep e o IFSP câmpus Piracicaba.

Para conhecer um pouco mais dessas e das demais palestras que acontecerão durante a edição local do evento, basta acessar o site www.pintofscience.com.br/piracicaba

Sobre o Pint of Science

A ideia surgiu em 2012 na cidade de Londres, quando dois pesquisadores do Imperial College London, Michael Motskin e Praveen Paul, organizaram um evento chamado Encontro com pesquisadores. Nesse encontro, pessoas acometidas por Alzheimer, Parkinson, doenças neuromusculares e esclerose múltipla foram convidadas para conhecer os laboratórios dos pesquisadores e ver de perto o tipo de pesquisa que realizavam. A experiência foi tão inspiradora que os dois decidiram propor uma iniciativa em que os pesquisadores poderiam sair de seus laboratórios para conversar diretamente com as pessoas. Nasceu, assim, o Pint of Science, que rapidamente se espalhou pelo mundo. Em 2015, o evento foi realizado pela primeira vez no Brasil pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos.