Pró-Reitoria de Graduação e Fuvest idealizam Programa de Integração para Estudantes de Engenharia

Imagem da Marginal Pinheiros, em São Paulo, a ser analisada pelos candidatos (crédito: Marcos Santos)

Por iniciativa da Pró-Reitoria de Graduação (PRG) da USP e da Fundação Universitária para o Vestibular (FUVEST), os cursos de Engenharia da Universidade de São Paulo (USP) contam, agora, com o Programa de Integração dos Estudantes de Engenharia (PIE).

Adquirir conhecimentos  e  competências  para o  exercício da profissão  em equipes,  de maneira a atuar na  resolução de problemas cada  vez mais complexos que emergem da  sociedade,  e,  ao  mesmo  tempo,  potencializar  a  construção  de  redes  de  relacionamentos diversificadas são fundamentos da iniciativa.

Para atingir esses objetivos a  PRG  idealizou  um evento anual, uma competição envolvendo cinco unidades de ensino da USP. A PRG atuará na coordenação geral e, nos campi da Escola de Engenharia de Lorena (EEL), Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), Escola Politécnica (São Paulo e campus de Santos) (EP), Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) e Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA), a organização será feita por professores colaboradores.

A competição ocorrerá em  duas  fases:  a  primeira  no  campus  onde  os  cursos  de Engenharia estão localizados e a segunda,  no campus Butantã, na cidade Universitária Armando Salles  de  Oliveira  em  São  Paulo.  Cada  fase  tem  um  objetivo  específico.  A primeira fase é eliminatória. As equipes vencedoras receberão prêmios e certificados.

A coordenação geral do evento está sob responsabilidade do Prof.  Marcelo Becker (EESC-USP), enquanto que a ação em Piracicaba, no Campus Luiz de Queiroz, será organizada pelos professores colaboradores Patrícia Angélica Marques e José Antonio Frizzone, ambos do Departamento de Engenharia de Biossistemas (LEB).

Como participar

Estudantes  matriculados em cursos  de  Engenharia  da USP interessados em participar do Evento  PIE deverão  formar  equipes contendo 6  (seis)  membros  de distintos cursos de Engenharia. No caso de Unidades de Ensino e Pesquisa com número inferior a 6 (seis) cursos de graduação, as  equipes deverão  ser  compostas  com  estudantes  distribuídos  igualitariamente  por  todos  os cursos de Engenharia da Unidade até o número de 6 (seis) membros. Não serão aceitas inscrições de equipes com número inferior ou superior a 6 (seis) estudantes, bem como de equipes em que a distribuição dos membros não atenda a diversidade dos cursos de graduação. As equipes deverão se inscrever no Serviço de Graduação de suas Unidades de Ensino e Pesquisa até o dia 15/09/2017.

O trabalho

As equipes deverão analisar uma foto que se encontra disponível no edital PRG/FUVEST 2017 e apresentar um vídeo de até 3 (três minutos) abordando um problema identificado no contexto da imagem e uma possível solução.

Premiação

As equipes vencedoras na etapa local participarão da cerimônia oficial  de  premiação  e  os membros receberão certificados e placas comemorativas. Os membros da equipe classificada em primeiro lugar  na  etapa  final  receberão  placa comemorativa,  certificado  e  apoio  financeiro  para  a  realização  de  estágio  de  pesquisa  no exterior, com duração de até 60 (sessenta) dias. O apoio financeiro (bolsa) terá um valor mensal de U$1.200,00 (um mil e duzentos dólares americanos), para  cada  membro  da  equipe,  mais passagem aérea e seguro saúde.

ACESSE O EDITAL

Texto: Alicia Nascimento Aguiar (16/08/2017)