Programa de Bolsas de Intercâmbio Internacional para os alunos de graduação USP - 2023

Dando continuidade ao Programa de Mobilidade Estudantil Internacional, a Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani) anuncia os critérios para concessão de Bolsa Mérito do Programa de Bolsas de Intercâmbio Internacional para os Alunos de Graduação USP (documento anexado).

O que há de novo?
Cada unidade USP poderá decidir sobre o valor de cada bolsa a ser ofertada, isto é, se de R$28.000,00 (vinte e oito mil reais) OU desmembrada em duas bolsas de R$14.000,00 (quatorze mil reais), independentemente da duração de cada mobilidade, considerando o perfil dos estudantes locais.

Não há restrição sobre o destino dos bolsistas, mas a seleção da unidade deverá considerar a equidade na distribuição de bolsistas por país de destino dos alunos selecionados. Isto é, não deverá existir concentração de bolsistas selecionados para um único destino.

80% das bolsas foram distribuídas proporcionalmente ao número de alunos de graduação regularmente matriculados na Unidade USP (fonte: PRG-SVASSIST 31/03/2023) e 20% distribuídas considerando o número de alunos de graduação intercambistas recebidos na Unidade USP em 2022 (fonte: Sistema Mundus 31/03/2023) comparado ao número total de alunos regularmente matriculados na respectiva Unidade.

Assim, segue o resumo da oferta:
1. Bolsas: Bolsas no valor de: R$14.000,00 (quatorze mil reais) OU R$28.000,00 (vinte e oito mil reais), ficando a critério da Unidade USP o valor de cada bolsa ofertada e sua distribuição até se completar o montante destinado a cada Unidade USP/PRG.

2. Para concorrer à Bolsa: O estudante de graduação deve ter sido aprovado por meio de edital de oferta de vagas gerenciado através do sistema Mundus e indicado para intercâmbio pela Unidade USP.

3. Destinos: Instituições de Ensino Superior (IES) estrangeiras com cooperação internacional formalizada com a Unidade USP e que estabeleça o intercâmbio de graduandos (verificação automática através do Sistema MercúrioWeb – e-Convênio). A cooperação deverá estar vigente quando da indicação do estudante via sistema Mundus. A seleção dos bolsistas deverá considerar a equidade na distribuição de bolsas entre os países das IES estrangeiras conveniadas com a Unidade.

4. Período do intercâmbio: Duração: de 30 a 180 dias. Para efeito de pagamento da bolsa, não são considerados períodos de eventuais cursos de idioma, “recuperação” e/ou disciplinas anuais. Início entre 01/07/2023 e 30/06/2024.

Lembretes importantes: O período de indicação de alunos para o recebimento da bolsa será de 02 de maio a 20 de outubro de 2023, através do sistema Mundus. O estudante a ser indicado deve atender cumulativamente aos requisitos mínimos estipulados pelo programa, de acordo com os dados acadêmicos registrados nos sistemas USP.

Cada Unidade deverá estabelecer seus critérios complementares de seleção, cronograma, procedimentos locais e resultados, aos quais deverá ser dada ampla publicidade durante todas as fases do processo de concessão de bolsa.

Orientações para indicação dos bolsistas no sistema Mundus são apresentadas na área restrita do sistema > Ajuda/Manuais > Bolsas > Como indicar alunos para bolsas de mobilidade internacional.

Possíveis dúvidas podem ser encaminhadas via Fale Conosco do sistema Mundus - Assunto: Bolsas de intercâmbio para graduação - INSCRIÇÕES E SELEÇÃO

Edição 474