USP participa de estudo internacional da OCDE sobre empreendedorismo e inovação

Representantes da OCDE, do BID e do Santander e de 24 universidades participaram de uma reunião virtual para discutir o projeto – Foto: Reprodução

A USP vai participar de um estudo internacional sobre as relações que as instituições de ensino superior da América Latina estabelecem com seus ecossistemas para promover o empreendedorismo, a inovação, a transferência do conhecimento e a sustentabilidade.

A pesquisa está sendo desenvolvida pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Santander Universidades. O estudo, que deverá ser divulgado em meados de 2022, tem como objetivo principal permitir o intercâmbio das boas práticas entre universidades empreendedoras e inovadoras para enfrentar os desafios ligados às mudanças tecnológicas, à globalização e à pandemia.

Foram selecionadas para participar do projeto 24 instituições do Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México e Uruguai. Dentre as brasileiras, além da USP, estão a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

A proposta é que o estudo se desenvolva em três etapas: enquetes junto aos líderes das instituições; promoção de webinários e workshops; e visitas e entrevistas on-line.

“O objetivo do projeto é apresentar uma melhor compreensão das universidades  latino-americanas no novo contexto mundial. Para a USP, é uma oportunidade única para compartilhar com suas coirmãs regionais as boas práticas de interação com a sociedade, incluindo os aspectos da informatização, sustentabilidade, transferência de conhecimento e empreendedorismo”, avalia o reitor da USP, Vahan Agopyan, que participou da reunião virtual de apresentação do projeto.

O coordenador do Escritório de Gestão de Indicadores de Desempenho Acadêmico (Egida) da USP, Aluisio Augusto Cotrim Segurado, também participou do encontro, promovido no último dia 19 de fevereiro.

Texto: Adriana Cruz, da reitoria da USP

Edição 363