Workshop “Experiências e Oportunidades de Colaboração USP-Vanderbilt”

A Agencia USP de Cooperação Acadêmica promoverá o workshop “Experiências e Oportunidades de Colaboração USP-Vanderbilt” da USP, em parceria com a Vanderbilt University (Tennessee, Estados Unidos). Os pesquisadores têm, como objetivo principal, buscar parceiros para a cooperação científica em seus estudos.

Data: 22 de outubro de 2015
Horário: das 15h às 17h
Local: Prédio de Filosofia e Ciências Sociais da FFLCH/USP – sala 14

O evento multidisciplinar contará com palestras de especialistas da universidade norte-americana em duas sessões:
das 15h às 15h45: Sessão 1 – Biologia e Saúde
- “Ecologia de um mamífero-chave em uma paisagem rural do Brasil Central”, com Maria Luisa Jorge (Biological Sciences). A palestra apresentará a utilização de ferramentas como sensoriamento remoto e análise de isótopos para desvendar a ecologia trófica e espacial de um mamífero essencial na regeneração de florestas, em uma paisagem rural do Brasil Central.

- “Fomentar colaborações em Saúde Global e Desenvolvimento em Países de Baixa e Média Renda”, Troy Moon (Healthcare). A missão de Instituto de Saúde Global da Vanderbilt é fornecer liderança na educação interdisciplinar, pesquisa, serviço e advocacia para a saúde e desenvolvimento em contextos de recursos limitados. A palestra discutirá programas para criar capacidades para iniciativas de saúde sustentáveis; aumentar as oportunidades inovadoras para educação e formação em saúde global; além de fomentar colaborações entre os parceiros locais, nacionais e internacionais.

das 16h15 às 17h: Sessão 2 – Ciência Política e História
- “O Projeto de Opinião Pública da América Latina (LAPOP): Resultados para o Brasil, 2014”, com Frederico Batista Pereira (Political Sciences). A palestra apresentará um panorama sobre o Projeto de Opinião Pública da América Latina (LAPOP), bem como alguns resultados da pesquisa de opinião conduzida no Brasil em 2014.

“De um nacionalismo cultural a um nacionalismo cívico: Brasil no final do século XX”, com Marshall Eakin (History, Brazilian Studies). A palestra discutirá como um forte nacionalismo cultural e identidade nacional que cresceram nas décadas 1930 a 1980 facilitaram a expansão e o crescimento de um nacionalismo cívico no Brasil pós-1980.

Não há necessidade de inscrições prévias. As palestras serão proferidas em português.

Boletim 95