Workshop Internacional sobre Forma Urbana e Biodiversidade

De 12 a 18 de março, ocorrerá na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) o Workshop Internacional sobre Forma Urbana e Biodiversidade.

O evento faz parte do projeto de pesquisa “Urban design as a green-key to drive the development of compact and resilient cities”, selecionado pelo Programa USP-Humboldt - Edital 2017, que tem o intuito de promover e reforçar a cooperação acadêmica e científica entre ambas as instituições. Sob coordenação do professor Demóstenes Ferreira Silva Filho, do departamento de Ciências Florestais da Esalq, a pesquisa aborda a relação entre a forma, desenho das cidades e a biodiversidade urbana. “O objetivo é enfrentar o desafio de conciliar aumento de densidade habitacional e oferta de espaços verdes, buscando desenhos de cidades mais compactas que permitem manter a biodiversidade urbana e até, em alguns casos, aumentá-la”, explica Patricia Sanches, membro da equipe de pesquisadores.

O workshop é uma das atividades previstas pelo projeto e contempla a visita de 3 pesquisadores do Laboratório de Ecologia da Paisagem da Universidade Humboldt, Berlim e a participação de outros pesquisadores colaboradores da UFSCar (Universidade de São Carlos - Campus Sorocaba) e da UnB (Universidade de Brasília).

O evento visa o intercâmbio de conhecimento, exposição de diferentes perspectivas sobre o tema, desenvolvimento da pesquisa e organização dos dados para publicação em conjunto. O início do workshop será em São Paulo, nos dias 12 e 13/03, com visitas técnicas em áreas urbanas que foram amostradas pela pesquisa. Em seguida (14/03 a 16/03), as ações terão continuidade no Laboratório de Silvicultura Urbana (Departamento de Ciências Florestais).

O último dia do Workshop (18/03) será aberto ao público. De manhã haverá palestras dos pesquisadores alemães cujos temas são “Integração de serviços ecossistêmicos no planejamento territorial” e “O uso de sensoriamento remoto para monitorar a biodiversidade no cerrado brasileiro”. A abertura da atividade da manhã será dada pela coordenadora do Laboratório de Ecologia da Paisagem da Universidade Humboldt, professora Dagmar Haase, A tarde haverá a exposição das pesquisas de pós-graduação lideradas pelo Laboratório de Silvicultura Urbana.

“Destacamos que esta iniciativa é a primeira parceria que o Laboratório Ecologia da Paisagem da Universidade Humboldt realiza com o Brasil e também a primeira vez que os pesquisadores da Alemanha virão ao nosso país. Acreditamos que este evento é importante para celebrar a parceria e fortalecer os laços de pesquisa entre as duas instituições, de forma a trazer inovação, recursos e visibilidade para a comunidade científica brasileira’, finaliza Patricia.

Informações pelo e-mail patrícia.msanches@uol.com.br .