Laboratório de Pós-Colheita
..::Infra-estrutura:
O laboratório começou a ser estruturado em 1999 e conta atualmente com diversas salas estruturadas para condução de experimentos e análises em frutas e hortaliças. Possui uma central de câmaras de refrigeração com 6 câmaras equipadas com controle de umidade e temperatura, gerenciadas por sistema de computador. Equipamentos básicos para análises físicas e químicas, tais como: colorímetro, refratômetro digital, medidor digital de firmeza, balanças, centrífugas e outros acessórios; equipamentos para processamento mínimo de frutas e hortaliças e para produção de atmosfera modificada passiva e ativa, tais como: processadoras, seladoras e utensílios. O laboratório possui ainda um analisador de gases (O2 e CO2) e um cromatógrafo a gás para determinações de CO2 e etileno.
..::Linhas de Pesquisa
e parcerias:
No Laboratório de Pós-colheita de Produtos Hortícolas são desenvolvidas pesquisas relacionadas a fisiologia e tecnologia pós-colheita de frutas e hortaliças, sob coordenação do Prof. Angelo P. Jacomino.
As principais linhas de pesquisa são: Fisiologia pós-colheita, Controle do amadurecimento com reguladores vegetais, Uso atmosfera modificada e Processamento mínimo de frutas e hortaliças.
Além dos projetos de pesquisa sob coordenação do professor responsável pelo laboratório, são desenvolvidos inúmeros projetos em parceria com outros departamentos de Esalq e com outras instituições, tais como: Embrapa, Ital, Epamig, Unesp, Unicamp e Universidade Federal de Viçosa. Tais projetos têm como instituições financiadoras FAPESP, CNPq, Banco Mundial e iniciativa privada.
..:: Equipe multidisciplinar de trabalho:
Os projetos são desenvolvidos por uma equipe multidisciplinar composta por professores das áreas de fitotecnia, fisiologia, bioquímica, fitopatologia, tecnologia de alimentos e microbiologia, dentre outras.
Além dos docentes envolvidos, trabalham no laboratório cerca de 20 alunos de pós-graduação e de graduação que se esmeram na execução dos projetos.