As atividades desenvolvidas nesse laboratório estão relacionadas, principalmente, ao ensino e à pesquisa em Tecnologia de Sementes. A infra-estrutura atual conta com os recursos físicos e técnicos essenciais para a avaliação da qualidade e a conservação, em curto prazo, de sementes das principais espécies vegetais.
..::INFRA-ESTRUTURA
As instalações, os materiais e os equipamentos permitem a amostragem das sementes, o estabelecimento da composição física das amostras de sementes e as determinações do teor de água, da massa da semente, da infestação por insetos, da germinação e do vigor, além da realização de vários testes destinados à avaliação rápida da viabilidade (tetrazólio), de injúrias mecânicas e de outros atributos da qualidade das sementes.
As instalações do laboratório estão organizadas em diversos ambientes como as salas para aula, para o preparo de amostras, para as balanças, para os germinadores, a conservação das sementes (com controle da temperatura e da umidade relativa do ar) para a realização de atividades de rotina e de pesquisa.
Os equipamentos, os materiais e os reagentes são variados: amostradores, homogeneizador, equipamento para a ventilação das sementes, balanças, germinadores, mesa termogradiente, condutivímetros, fotômetro de chama, câmaras com sistema de aquecimento e de refrigeração, substratos para a germinação das sementes, placas contadoras, recipientes, embalagens e produtos químicos como, por exemplo, sal de tetrazólio, nitrato de potássio, ácido sulfúrico e outros.
Os métodos de análise utilizados são os indicados para a comercialização das sementes em âmbito nacional, estabelecidos nas Regras para Análise de Sementes, e por associações internacionais de análise de sementes. É, também, intenso o trabalho de desenvolvimento e o aprimoramento de testes de vigor de sementes, indispensáveis em programas de controle de qualidade.
A equipe é composta por três professores, dois técnicos de nível superior e um técnico de laboratório.
..::ATIVIDADES
As pesquisas realizadas avaliam os materiais, os equipamentos e os procedimentos gerais utilizados para a análise das sementes como, por exemplo, a amostragem, a homogeneização, as variações no teor de água das sementes, os métodos para a determinação do potencial fisiológico das sementes, a aplicação de produtos químicos às sementes, as injúrias e a conservação das sementes. Estudos sobre a sanidade de sementes têm sido conduzidos em conjunto com o Departamento de Entomologia, Fitopatologia e Zoologia Agrícola. As linhas de pesquisa procuram atender os mais variados aspectos da Produção, Fisiologia, Avaliação da Qualidade e do Processamento de sementes, destacando espécies de grandes culturas, hortaliças e forrageiras.