Atividades
O Grupo PANGeA busca de forma responsável desenvolver em sua área de
atuação:
- Orientação na elaboração da Política Ambiental;
- Orientação e acompanhamento na implantação e operação do Sistema de Gestão Ambiental;
- Orientação no estabelecimento, implantação e manutenção de objetivos, metas e programas;
- Levantamento e classificação de aspectos e impactos ambientais;
- Levantamento e verificação de requisitos legais e outros requisitos aplicáveis;
- Elaboração de Procedimentos Sistêmicos;
- Avaliação do Sistema de Gestão Ambiental.
- Visitas à organizações que são certificadas ambientalmente pela NBR ISO 14001
- Realização de estudos dirigidos como forma de aumentar o conhecimento dos membros em relação à ferramentas de qualidade e certificações ambientais.
Projeto LCF
Este projeto é uma parceria com o USP Recicla e acompanha as diretrizes do Plano Diretor Socioambiental do Campus “Luiz de Queiroz”, e seu objetivo é criar Sistemas de Gestão Ambiental que internalizem boas práticas de minimização de impactos ambientais e facilitem sua execução no cotidiano dos Departamentos.
Dentre os Departamentos da ESALQ, o de Ciências Florestais foi o escolhido para implantação do projeto piloto de adequação ambiental, pois é o que apresenta o tamanho adequado, e sua chefia encontra-se interessada e disponível para acompanhar o projeto. Este projeto servirá de exemplo para os demais que desejem ou necessitem adequar-se ambientalmente.
No momento o projeto encontra-se em fase inicial, na qual o foco será:
- Redução, eliminação e substituição do uso de copos plásticos descartáveis;
- Incentivo à separação do material reciclável dos demais resíduos;
- Incentivo ao uso de folha sulfite reciclada ao invés da branca;
- Incentivo à impressão frente-e-verso de folhas sulfite;
- Minimização do uso de folhas sulfite (inibir impressão desnecessária) .
Futuramente, pretende-se ampliar o foco para demais resíduos, economia de água e energia, entre outros aspectos ambientais.
O projeto envolve todos os setores do Departamento e conta com total apoio e colaboração do Chefe de Departamento Prof. Dr. Leonardo Gonçalves e do USP Recicla, bem como de outros docentes e funcionários.
Projeto LCF
Restaurante Universitário (RUCAS) e Estação de Tratamento de Águas do campus "Luiz de Queiroz"
- Levantamento e classificação dos aspectos e impactos ambientais decorrentes das atividades realizadas no RUCAS e nas ETA's.
- Levantamento de requisitos legais aplicáveis e verificação ao atendimento da legislação ambiental que regulamenta os impactos, seguindo procedimentos sistêmicos previamente estabelecidos.
- Elaboração de Procedimentos Operacionais
Grupo realizando Levantamento e classificação dos aspectos e impactos ambientais no RUCAS.
Grupo realizando Levantamento e classificação dos aspectos e impactos ambientais na ETA.
Laboratório de Resíduos Químicos
- Definição do escopo
- Definição da Política Ambiental.
- Levantamento e classificação dos aspectos ambientais decorrentes das atividades realizadas no LRQ.