Anterior
 
BRAINSTORMING
 
   O brainstorming (tempestade de idéias) é uma técnica usada quando se deseja obter, de uma forma rápida,  um grande  número de idéias na detecção ou resolução de um problema ou numa possibilidade de melhoria com a participação ativa de todos os membros de um determinado setor.

   O brainstorming pode ser conduzido de duas maneiras:
 

  • Braisntorming estruturado: são feitas rodadas sequenciais, nas quais cada pessoa deve contribuir com uma idéia ou "passar" até a próxima rodada. Sua vantagem é dar chance de participação para todos.
  • Brainstorming não estruturado: os membros do grupo podem dar idéias livremente. Sua vantagem é criar uma atmosfera descontraída e facilitar o desencadeamento de idéias, mas há o risco da participação ser monopolizada pelas pessoas mais desinibidas.
   Em um bom brainstorming deve haver registro das idéias de todas as pessoas que participam do grupo, sem críticas ou julgamentos, portanto, algumas regras devem ser mantidas:
 
  • Escreva todas as idéias;
  • Não julgue, critique ou discuta qualquer idéia;
  • Encorage contribuições, peça ao grupo para não inibir e não voltar atrás de uma idéia;
  • Escreva as idéias em local visível por todos. 
   Após o brainstorming, podemos usar a MULTIVOTAÇÃO para selecionar os itens mais importantes de uma lista muito extensa de idéias. 
 
Anterior
© Copyright 1998-2020 ESALQ/USP. Todos os direitos reservados. 
Por: Andrés E. L. Reyes (SIESALQ-ESALQ/USP) e Silvana R. Vicino (DME-ESALQ/USP)