Error message

  • Deprecated function: implode(): Passing glue string after array is deprecated. Swap the parameters in drupal_get_feeds() (line 394 of /var/www/biblioteca/seminarios/sem-2017/includes/common.inc).
  • Deprecated function: The each() function is deprecated. This message will be suppressed on further calls in menu_set_active_trail() (line 2405 of /var/www/biblioteca/seminarios/sem-2017/includes/menu.inc).

Resultados

  

Programação

Um dos fatores críticos de sucesso que corroboraram para o sucesso do evento foi a multiplicidade de temas apresentados na programação. Uma das metas do evento seria a “disponibilização de 10 apresentações (6 palestras, 3 oficinas e 1 minicurso)”, mas a organização disponibilizou 9 palestras e 4 oficinas, perfazendo um total de 14 atividades.

Nesta edição houve a participação de 322 pessoas, sendo 81 da comunidade externa, atingindo 1.543 inscrições, com média de 110 participantes por modalidade.

Houve duas atividades extras: apresentação do Coral Luiz de Queiroz e Stand da Série Produtor Rural. O grupo vocal permitiu aos participantes momentos de descontração e cultura, já que foram apresentados canções populares e o hino da ESALQ, visando reforçar os valores institucionais. O stand da Série Produtor Rural teve o objetivo de captar autores para a publicação ao mesmo tempo foram entregues brindes para celebrar os 20 anos de existência da publicação.

Vale ressaltar que a carga horária efetiva da Semana da Escrita Científica foi de 32 horas e 20 minutos, permitindo a percepção da dimensão da programação do evento.

Pesquisa de satisfação

Houve um índice de 98,15% de satisfação com o evento, superando o resultado esperado de 98%. Os dados foram coletados por meio de 160 formulários de pesquisa enviada aos participantes para avaliar o grau de satisfação com a infraestrutura e conteúdo programático.

A pesquisa também coletou informações referentes aos canais de comunicação, tendo em vista a identificação dos meios mais eficazes para divulgação em edições futuras. Os seis principais canais utilizados pelas pessoas foram:

  1. E-mail: 35,6%
  2. Amigos: 18,8%
  3. Site da Biblioteca: 17,5%
  4. Boletim EsalqNet: 11,3%
  5. Redes Sociais: 6,3%
  6. Faixas na entrada do campus: 5,6%

Em relação à expectativa dos participantes versus satisfação pós-evento, 45,6% dos respondentes disseram que o evento superou as expectativas, enquanto que 53,1% responderam que a programação atendeu o esperado.

Ação solidária

Outro fator crítico de sucesso foi a ação social “Troca Solidária”. Estabeleceu-se um valor simbólico para ingresso no evento e, para cada dia de atividade, o ouvinte doou 1 litro de leite integral.

Foram arrecadados 989 litros, 97% a mais do que o previsto pela organização. Inicialmente os alimentos seriam doados apenas para uma entidade assistencial de Piracicaba, mas diante da arrecadação superior ao esperado, mais 3 instituições puderam ser beneficiadas. Os alimentos arrecadados foram doados para o CACC (Centro de Apoio à Criança com Câncer), Lar Betel, Lar dos Velhinhos e CAPVIDA (Casa de Apoio à Vida).

Depoimentos dos participantes

  1. Só elogios, meus parabéns, ótimas, palestras, organização e informação, continuem assim, meus parabéns;
  2. Ótimo team da biblioteca parabéns;
  3. Satisfeita com absolutamente, tudo;
  4. Parabéns aos organizadores pela iniciativa. Aguardo os próximos eventos;
  5. No geral foi um ótimo evento que abrangeu todo o conteúdo pertinente à escrita cientifica contemplando desde a preparação do manuscrito até as métricas na pós publicação;
  6. Foi muito bom o evento;
  7. O evento foi muito proveitoso e bem organizado!;
  8. Excelente organização;
  9. Parabéns ao organizador do evento e a equipe pelo comprometimento e pelo resultado alcançado!;
  10. Aprendi muito no evento;
  11. Parabéns ao pessoal da Biblioteca que fez tudo o que podia para que tudo funcionasse!!;
  12. Parabenizo a organização pela forma como trabalharam e desenvolveram o evento e por contemplar a participação da comunidade externa;
  13. Gostaria de elogiar a organização do evento de maneira geral, pois atenderam ao conteúdo programado, ao tempo de palestra e facilitaram o contato dos ouvintes com os palestrantes;
  14.  Parabéns!;
  15. O evento foi de grande utilidade para mim, e imagino que para os demais participantes também. Sou ingressante no mestrado e desconhecia a maioria das informações passadas. Parabéns pelo evento!;
  16. Evento bem organizado e muito bem conduzido. Parabéns!
  17. Evento muito bem organizado. Focaram no que importa em um evento;
  18. Gostaria de parabenizar a comissão organizadora do evento, cujo conteúdo serviu para repassar informações pertinentes sobre forma de redigir um documento científico, além do uso de ferramentas para a auxílio. Tais informações, induzirá  estudantes a se aperfeiçoarem para redigir uma melhor redação científica;
  19. O evento como um todo foi muito planejado;
  20. Os organizadores estão de parabéns, primeira vez que participei e espero participar de outras;
  21. Parabéns! Foi muito proveitoso;
  22. O simpósio foi excelente e cumpriu com clareza o objetivo de divulgar as melhores práticas na escrita científica. Para o próximo, sugiro incluir palestras sobre confecção de projetos de mestrado e doutorado;
  23. Parabéns pela organização, pontualidade e seleção dos palestrantes;
  24. Está ótimo continuem assim;
  25. Uma oficina sobre plágio. Incluindo conceitos efetivos de plágio, o que fazer e o que não fazer para prevenir o plágio;
  26. Gostei muito do esquema de dúvidas proposto, pois achei uma maneira eficiente de atender a todos;
  27. Gostaria, ainda, de parabenizar o trabalho de todos! O evento foi muito bom e construtivo!!;
  28. Gostaria de ser avisada nas próximas edições;
  29. Espero que continuem organizando esses eventos, principalmente aberto para a comunidade externa, pois além de ser Piracicabana, sou professora e pesquisadora, mas na área da Educação. O evento foi ótimo!!! Parabéns! Sugestão: Você poderiam convidar algumas editoras para vender livros no dia com descontos, é sempre válido aproveitar essas oportunidades para comprar alguns livros. Até achei que o professor da UFSCAR na quinta ia vender os livros dele, mas só teve o brinde;
  30. Foi uma semana bem interessante, fomos bem recebidos, na maior parte das vezes houve pontualidade  no início das palestras e dos palestrantes;
  31. Parabéns ao pessoal da biblioteca, obrigado..;
  32. Adorei a iniciativa da doação de leite, acho importante esse conceito social e ajuda mutua;
  33. A pontualidade foi muito boa. Realmente cumpriu com as expectativas. A qualidade das palestras foi ótima, principalmente com palestrantes de referência nesse meio;
  34. Foi ótimo!! Continuem apoiando e incentivando esses eventos. Equipe da biblioteca foi show! Parabéns;
  35. A organização do evento foi ótima. O conteúdo apresentado foi muito importante;
  36. A organização está de parabéns pela iniciativa social e acadêmica. O evento foi muito organizado e de um conteúdo muito produtivo;
  37. Foi um evento muito produtivo, parabéns aos organizadores;
  38. Elogio - Foi o melhor evento científico do qual participei nos últimos 10 anos. Ele foi útil, cheio de conteúdos necessários para que eu prospere na minha carreira como cientista. Como eu gostaria de ter recebido toda essa informação quando estava no meu Mestrado... Minha carreira certamente estaria em outro patamar. Minha sugestão é que nas próximas edições o evento, ou seja, transmitido ao vivo pela internet ou gravada e disponibilizada no Youtube. Parabéns aos incríveis e agradáveis organizadores.
  39. Sugestão: Continuação da semana de escrita científica. Elogio: Pontualidade e organização. Muito bom;
  40. Parabenizo aos envolvidos e pontualidade nas palestras e workshops;
  41. Gostaria de deixar os parabéns para toda a equipe envolvida no evento! Foi sensacional, agregador de valor, com discussão de alto nível, levando as pessoas a pensarem melhor em como conduzir suas pesquisas. Parabéns!;
  42. Parabéns pela organização do evento!;
  43. O evento foi sensacional, superou minhas expectativas! Estão todos de parabéns!!!;
  44. Parabenizo a toda equipe pelo excelente trabalho realizado!!!! Participo sempre desse tipo de evento e a profundidade e diversidade de temas em nada ficaram devendo a eventos já tradicionais, como a própria Semana de São Carlos. Como ressaltei anteriormente, sugiro que a oficina sobre bases e estratégias de busca se transforme em mais um treinamento oferecido pela Biblioteca (quanto tempo seria poupado na pesquisa com essa abordagem!). Finalmente, agradeço e parabenizo novamente,  já aguardando pelo próximo ano!