10ª Conferência FAPESP 60 Anos: O Uso da Terra e a Produção de Alimentos

A 10ª Conferência FAPESP 60 Anos abordará temas relacionados ao uso da terra e à produção de alimentos, dois aspectos centrais para a segurança alimentar e para a sustentabilidade em nosso planeta. Os custos ambientais decorrentes da degradação do solo e dos ecossistemas, o uso de microrganismos promotores do crescimento de plantas em substituição aos fertilizantes tradicionais e a dinâmica espaço-temporal da cobertura e uso da terra no Brasil estarão em pauta.

Abertura: Ronaldo Aloise Pilli, Vice-presidente do Conselho Superior da FAPESP

Moderador: Carlos Eduardo Pellegrino Cerri, Esalq/USP

Conferencistas

Joachim Von Braun * (Pontifícia Academia de Ciências do Vaticano/Bonn University) - Professor de Mudanças Econômica e Tecnológica no Centro de Pesquisa para o Desenvolvimento (ZEF) da Universidade de Bonn. Sua pesquisa versa sobre desenvolvimento econômico, política científica e tecnológica, redução da pobreza, segurança alimentar e nutricional, agricultura, economia de recursos, clima e comércio. von Braun é presidente da Pontifícia Academia de Ciências do Vaticano e membro de várias outras Academias. Em 2020 e 2021, atuou como presidente do grupo científico da Cúpula de Sistemas Alimentares das Nações Unidas.

(*a palestra será em inglês, com tradução simultânea para quem fizer a inscrição para assistir pelo Zoom)

Mariangela Hungria (Embrapa Soja/INCT-MPCP-AGRO) - Engenheira Agrônoma (ESALQ), mestre em Solos e Nutrição de Plantas (ESALQ) e doutora em Ciência do Solo (UFRRJ). Pesquisadora da Embrapa desde 1982, na Embrapa Soja (Londrina, PR) desde 1991. Também é professora orientadora de pós-graduação na Universidade Estadual de Londrina. Atua principalmente na área de fixação biológica do nitrogênio, de bactérias promotoras do crescimento de plantas, inoculantes e inoculação.

Laerte Guimarães Ferreira (Universidade Federal de Goiás) - Doutor em Ciência do Solo /Sensoriamento Remoto pela Universidade do Arizona, é professor titular da Universidade Federal de Goiás, onde criou e coordenou o Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento da Universidade Federal de Goiás (LAPIG), uma das principais referências no país quanto ao processamento, análise e distribuição de dados satelitários aplicados ao monitoramento biofísico-ambiental e governança territorial. Atualmente integra o Comitê de Coordenação da iniciativa MapBiomas.

Inscrições: https://zoom.us/webinar/register/WN_UkioGw6pTGS59qd0t-LWkQ

Assista pelo YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=PDOFkge3C3M