24º Simpósio Internacional de Iniciação Científica

(Crédito: Gerhard Waller - ESALQ/DvComun)

Na manhã 5 de setembro, ocorreu a cerimônia de abertura do 24º Simpósio Internacional de Iniciação Científica (SIICUSP) na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ). Realizado pela Universidade de São Paulo (USP), neste ano, o evento reuniu 249 trabalhos realizados por estudantes de diversas Instituições de Ensino, que se dedicam à pesquisa acadêmica em nove áreas do conhecimento. “A importância do conhecimento científico é a sua aplicação prática, buscando sempre transformar conhecimento em riqueza, visando o bem comum da sociedade e respeitando os valores éticos, sociais, econômicos e ambientais”, ressaltou Durval Dourado Neto, vice-diretor da ESALQ.

Durante os dois dias do simpósio, os trabalhos foram exibidos em pôsteres ou oralmente na Central de Aulas da ESALQ. Para a professora Maria Carolina Quecine Verdi, coordenadora do SIICUSP, o evento é uma experiência muito enriquecedora para os alunos. “É uma oportunidade de participarem de um congresso, apresentarem seus trabalhos e também adquirirem contato com outras áreas de atuação, o que pode despertar novos interesses e ampliar a possibilidade de novos estudos”, contou.

Além das apresentações, o professor Ricardo Antunes de Azevedo, docente do Departamento de Genética da ESALQ apresentou, em 5/9, uma palestra sobre a importância das boas práticas e cuidado com o plágio, para auxiliar os pesquisadores sobre a relevância dessa questão no momento de desenvolverem as pesquisas. Em 6/9, foi a vez do professor Paulo Cesar Sentelhas, do Departamento de Engenharia de Biossistemas, falar sobre os estudos interdisciplinares para o entendimento das mudanças climáticas, assunto crucial, considerando os impactos sociais e ambientais ocasionados pelas alterações do clima nos dias atuais.

Para Maiara Marques Caneiro, que é aluna do 3º ano do curso de engenharia agronômica da ESALQ e apresentou, em formato de pôster, um trabalho na área de ciência do solo, participar do simpósio é muito importante para a carreira acadêmica. “O evento é uma oportunidade para desenvolvermos habilidades de falar em público e exige responsabilidade de cada integrante em organizar a montagem e a estruturação de cada pesquisa”.

Entre os trabalhos exibidos no 24º Simpósio Internacional de Iniciação Científica, alguns foram selecionados para uma etapa internacional. Estes poderão ser apresentados em universidades no exterior, o que, segundo a coordenadora Maria Carolina, é inestimável para a formação dos estudantes como futuros cientistas.

Texto: Ana Carolina Brunelli

Revisão: Caio Albuquerque (05/09/2016)