25ª Semana de Arte e Cultura da USP e 31ª Semana Cultural da Esalq

Arte: Serviço de Produções Gráficas

Para potencializar a cultura artística, descobrir novos talentos e difundir a arte por meio de atividades com a comunidade, a Universidade de São Paulo (USP) realizará a 25ª Semana de Arte e Cultura, no mesmo momento em que a Esalq, promoverá sua 30ª Semana Cultural.

A Semana de Arte e Cultura, anualmente realizada pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, tem caráter aglutinador de suas ações artísticas e culturais implementadas em todos os campi da USP. A realização é da Universidade de São Paulo/Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), por meio da Comissão e Serviço de Cultura e Extensão Universitária.

Todos os eventos serão gratuitos.

Programação

Dia: 26/09 – Segunda-feira - Palestra: A percepção do Professor Artista (Prof. Antônio Natal Gonçalves)

Horário: 13h | Local: Museu Luiz de Queiroz | Vagas: 30 pessoas

Descrição: Um professor artista (ciência, arte e espiritualidade) apresenta sua percepção da natureza, conteúdo, forma, avaliação e apresentação das disciplinas a partir do prazer, da eliminação do medo, do aprendizado ativo e da transcendência.

Dia: 27/09 – Terça-feira - Design e construção de bandeiras (Tiago José Berg)

Horário: 13h às 16h | Local: Museu Luiz de Queiroz |Vagas: 20 pessoas

Descrição: A oficina "Design e construção de bandeiras" tem por objetivo levar ao público em geral o conhecimento acerca da vexilologia - o estudo sobre a história, uso e simbolismo das bandeiras. A primeira parte da oficina abordará aspectos técnicos e simbólicos das bandeiras, além de seu uso ao longo da história, normas de etiqueta e orientações sobre como desenhar um bom símbolo visual. A segunda parte contemplará os aspectos práticos da construção de bandeiras, utilizando normas industriais de produção e técnicas de colagem, de forma a estimular os participantes a produzirem um símbolo agradável e eficaz.

Dia: 28/09 – Quarta-feira – Orquestra Esalq – Tempo de Fanfarra

Horário: 12h15 | Local: Entorno do Restaurante Universitário

Descrição: Mostra da atividade ao ar livre - criada no primeiro semestre de 2022 - integrando componentes da Orquestra Esalq e do Coral Luiz de Queiroz para tocar, cantar, marchar, interagir e trazer cultura, alegria e descontração à comunidade esalqueana. Coordenação: Maestrina Cíntia Pinotti. Evento: presencial.

Palestra: A Matemática e a Arte (Profa Sônia Maria De Stefano Piedade)

Horário: 13h | Local: Central de Aulas da Esalq – Sala 7 | Vagas: 30 pessoas

Descrição: Engenheira agrônoma e professora da área de exatas, mais precisamente de cálculo e estatística, Sonia Piedade tem como hobby a pintura e a escultura. Considera impossível separar a matemática da arte, pois o artista sempre usou a matemática com suas formas, proporções, relações e geometrias para construir suas pinturas, esculturas, músicas entre outros objetos culturais.

Dia: 29/09 – Quinta-feira – Grupo Vocal Luiz de Queiroz (Maestrina Cintia Pinotti)

Horário: 13h | Local: Museu Luiz de Queiroz

Descrição: Conjunto vocal experiente, formado por alunos, funcionários e pessoas da comunidade que apresentarão parte do repertório musical trabalhado no semestre, intercalado com números instrumentais de seus integrantes. Coordenação: Maestrina Cíntia Pinotti. Evento: presencial.

Palestra: Ilustração Botânica - Arte e Ciência (Prof. Lindolpho Capellari Júnior)

Horário: 14h às 17h | Local: Museu Luiz de Queiroz | Vagas: 30 pessoas

Descrição: Palestra ricamente ilustrada e com muita animação, tem como objetivo mostrar os procedimentos para se fazer uma ilustração botânica, ou seja, usar a arte a serviço da ciência. Do desenho da folha no plano, a palestra passa para a folha em perspectiva, desenho de flores (dois caminhos), medidas em perspectiva, luz e sombra e organização de prancha botânica. Interessante trazer uma prancheta com várias folhas de sulfite e lápis.

Dia: 30/09 – Sexta-feira – Exposição do Passado ao Presente

Horário: 8 às 17h | Local: Museu Luiz de Queiroz

Descrição: Provenientes de negativos em vidros que compõem o acervo da Esalq, com a datação variando de 1900 até 1960, esta mostra apresenta 24 imagens, sendo 12 provenientes dos registros antigos e 12 entre os anos 2000 e 2010. A exposição aborda de forma simples, por meio de imagens, a criação e o início das atividades na Esalq, bem como as modificações ocorridas no período de 120 anos, proporcionando um conhecimento amplo da história da unidade da USP e ampliando os horizontes sobre o papel que a mesma exerce na educação e no país. Além disso, busca refletir as mudanças do ensino e cultura da universidade, comparando com as projeções para o futuro.

Passarinhando no Campus Luiz de Queiroz

(coordenação: Profa Katia Maria Paschoaletto Micchi de Barros Ferraz)

Horário: 8 às 10h | Local: Saída em frente ao Museu Luiz de Queiroz | Vagas: 30 pessoas
Descrição: Evento de observação das aves do campus Luiz de Queiroz, estimulando o contato humano-fauna de maneira segura e contemplativa, com uma atividade que traz benefícios à saúde física e mental. Além disso, busca incluir a comunidade na coleta de dados científicos, contribuindo para projetos de pesquisa vigentes na Esalq.

Dinâmica de funcionamento: Saída para o trajeto delimitado (na área urbanizada do campus) às 8h, em frente ao Museu “Luiz de Queiroz”. Recomenda-se chegar a partir das 7:30, pois quanto mais cedo o grupo partir maior será a chance de observar mais aves. Outras recomendações: Vir com roupas de cores escuras/discretas, preferência por calças
compridas e sapato fechado. Bonés/chapéus são recomendados pois andaremos no sol. Caso os participantes possuam binóculos e câmeras, são estimulados a levá-los.

Recomendável trazer garrafa de água, e utilizar protetor solar.

Público alvo: Interessados no assunto!

Texto: Caio Albuquerque (19//9/2022)
Arte: Maria Clarete Sarkis Hyppolito

Edição 444