32ª Semana Cultural da Esalq

 

De 24 a 28 de setembro, a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) realizará sua 32ª Semana Cultural.

A programação deste ano será aberta já no domingo, com atividades envolvendo artesanato, música e gastronomia ao longo do dia. As ações do dia 24 serão realizadas ao lado do Museu Luiz de Queiroz e contemplam feira criativa de artesanato produzido por mulheres, apresentações musicais com Tassia Guarnieri, Aline Nunes e Pa Moreno, oficina de aquarela e abertura do Museu as 14h com atividades também no Clube de Ciências.

Ao longo da semana, as atividades serão realizadas no Centro de Vivência, na área anexa ao Restaurante Universitário e no Coreto da Química.

Todas as ações são gratuitas. Confira a programação:

Dia 24/09

– 09 às 17h – Projeto Arte Delas Feira Criativa

Projeto Arte Delas com feira promovida pelas artesãs de Piracicaba a fim de dar visibilidade ao trabalho das mulheres empreendedoras do Município.

O objetivo deste projeto é possibilitar a inclusão das mulheres na economia inclusiva e colaborativa, por meio do desenvolvimento de habilidades e conhecimentos sobre atividades de empreendedorismo, elaboração e implantação de um modelo de negócio e educação financeira, que permitirão o desenvolvimento de um empreendimento e da carreira da mulher.

Os métodos aplicados terão como base as atividades de conscientização do papel da mulher na economia e a formação por meio de cursos de modelo de negócios pessoal e profissional, planejamento e desenvolvimento de carreira, elaboração de plano de negócios para a economia inclusiva e educação financeira para empreendedoras.

– 11h às 13h – Apresentação musical Tassia Guarnieri

Apresentação musical Tassia Guarnieri – Tassia Guarnieri é uma mistura de cena e som. Atriz, cantora, pianista, compositora e educadora musical, traz ao palco o projeto Samba de Banda com releituras de clássicos das rodas de samba visando a experiência completa do público: sonora e visual. O projeto traz em seu repertorio grandes nomes do samba como: Zeca Pagodinho, Beth Carvalho, Dona Ivone Lara, Jorge Aragão, entre outros.

– 13h às 15h – Apresentação musical Aline Nunes

Apresentação musical Aline Nunes – Artista e cantora piracicabana, fará show musical trazendo releitura de artistas brasileiros como Marisa Monte, Rita Lee, Novos Baianos, Milton Nascimento, Nando Reis, entre outros. Suas apresentações se caracterizam por trazer a brasilidade em forma de leveza, descontração e interação com o público.

– 14h às 16h – 17ª Primavera dos Museus

Atividades sobre geociências envolvendo o Museu “Luiz de Queiroz”, o grupo de extensão e pesquisa Crecin e o Museu de Geociências – IGC/USP.

Será um Domingo aberto, iniciando a 17ª Primavera dos Museus com exposições e monitorias, minerais no clube de ciências com experimentos, didáticas e dinâmicas e terá um espaço lúdico com xadrez gigante e outras atividades.

– 14h às 16h – Oficina de Aquarela

Oficina de Aquarela, ministrada pela ilustradora, designer e professora de desenho Poliana Fernandes dos Santos

A aquarela, assim como outras formas de arte, permite expressar sentimentos usando tinta e papel. A oficina de aquarela estimula funções motoras de precisão, a criatividade e traz a possibilidade de se expressar emocionalmente por meio dessa arte. O objetivo da oficina proposta pela Poliana visa trabalhar a imaginação e a criatividade com algumas técnicas incentivando o processo criativo de crianças e adultos afim de estimular a linguagem, a comunicação verbal e não-verbal, a interação social, o desenvolvimento expressivo, a capacidade motora ampla e fina e o aspecto cognitivo como um todo. A ideia é trabalhar valores que auxiliam na socialização no grupo familiar e na convivência social.

– 16h às 18h – Apresentação Musical A “Banda Pa Moreno e Trio”,

Apresentação Musical A “Banda Pa Moreno e Trio”, apresenta estilos musicais que transitam do rock à MPB, passando pelo jazz e blues.

A “Banda e Trio”, trará ao público o encontro das sonoridades da música popular brasileira, jazz e blues com a intepretação de vários cantores nacionais por meio dos seus integrantes. Para esse espetáculo Pa Moreno mostrará toda a sua versatilidade ao microfone e para isso convida para dividir o palco grandes músicos da cidade de Piracicaba por quem tem profundo respeito e admiração: Beto Bueno Dias ao contra- baixo e Fabricio Felix à bateria, e Lucas Bueno Dias ao piano (duas vezes finalista do prêmio Guiomar Novaes de piano).

Dia 25/09

– 12h às 14h – Apresentação musical Du Quadros - Centro de Vivência

Eduardo de Quadros é cantor, guitarrista e multi-instrumentista. Du Quadros como é conhecido, iniciou seus estudos de violão popular aos 12 anos e na época da faculdade teve formações com bandas DNA Verde Amarelo e Balanço sem Entrave.

Du Quadros se apresenta ao lado de Fábio Conceição, que é músico baterista, percussionista, saxofonista, clarinetista e backing vocal. Nessa formação, o duo tem como proposta trazer a cultura da música brasileira nos mais variados ritmos como sambarock, forró e MPB, trazendo muita animação e interação ao público com um repertório repleto de brasilidades.

– 17:30 às 19h – Apresentação musical Caipira Jazz – área anexa RU

O “Caipira Jazz Duo”, é um balaio sonoro com influências regionais e contemporâneas. Composto pelos músicos Matheus Tagliatti (baixo) e Daniel Zivko (guitarra), traz a cultura da improvisação do Jazz (e de toda música instrumental que se deixa banhar por essa perspectiva musical) para dentro do repertório de músic. A principal busca do Duo é trazer o público para o mais perto possível do palco, seja na escolha do repertório, nas nuances dos arranjos, mas principalmente na iniciativa de trazer canções que impelem o público a - literalmente - participar da apresentação neste evento 32ª da Semana Cultural da Esalq - a brasileira - com destaque para a música caipira. Além disso, o Duo propõe também fazer o caminho inverso: apresentar músicas icônicas do repertório do Jazz arranjadas em roupagens de músicas regionais, brasileiras e internacionais.

Dia 26/09

– 12:30 às 14h – Apresentação musical: Regente: Maestrina Cintia Pinotti

Apresentação musical: Regente: Maestrina Cintia Pinotti - área anexa RU

Grupo Vocal Luiz de Queiroz

Criado em 2000, é um grupo selecionado, dentre os integrantes do Coral Luiz de Queiroz que se destacam artisticamente, e que conhecem o código musical e sabem solfejar. A dinâmica do Grupo Vocal Luiz de Queiroz é semelhante ao trabalho realizado numa unidade de graduação de música, onde as leituras de partitura são feitas previamente pelos integrantes e o repertório, basicamente de música à capela, sendo assim amplo e o mais abrangente possível.

Orquestra Esalq

Criada em 9 de março de 2013, está ampliando as atividades musicais, com ênfase em instrumentos de orquestra. São promovidos encontros de música de câmera, estudo de repertório, apresentações e excursões culturais.

Dia 26/09

– 17:30 às 19h – Apresentação musical – banda SOS Mondo

Apresentação musical – banda SOS Mondo - no coreto (ao lado da Química)

A “Banda SOS Mondo é um trio, que conta com Erik FD no contrabaixo, Luca Raphael na bateria e Vine Nascimento vocal e guitarra tendo como proposta trazer a cultura da música autoral visando estimular as pessoas a apreciarem a criação, melodia e influência do rock nas melodias compostas e nas reproduções de músicas de outros artistas.

A banda vê na música e na arte uma forma de expressão e conexão, tendo como intuito passar positividade e uma mensagem de esperança, união e igualdade, levando ao palco um show com energia, músicas densas, poéticas e profundas e, ao mesmo tempo, de fácil conexão, trazendo à tona temas fundamentais como preservação do meio ambiente, relações interpessoais, dentre outros.

Dia 27/09

– 12:30 às 14h – Apresentação musical: Regente Maestrina Cintia Pinotti

Apresentação musical: Regente Maestrina Cintia Pinotti – Museu Luiz de Queiroz

Coral Luiz de Queiroz

A ESALQ/SVCEx - sempre cultivou e valorizou suas manifestações artísticas e tem se destacado na música coral, com seus três grupos corais - o Coral Luiz de Queiroz, Coral Luiz de Queiroz/Noite e Grupo Vocal Luiz de Queiroz - e os Encontros de Corais Luzes & Vozes, que em 2022 celebrou sua 27a edição. Formado por alunos da graduação, pós-graduação e pessoal da comunidade. Reúnem-se em horários extras para estudar o universo da música coral, ampliando repertório cultural. Apresentam-se constantemente nas atividades cívico-culturais da Esalq, da cidade e da região.

– 17:30 às 19h – Apresentação musical – apresentação musical Tássia Guarnieri Duo

Apresentação musical – apresentação musical Tássia Guarnieri Duo – área anexa RU

Tássia Guarnieri é atriz, cantora e pianista. Estudou piano MPB/Jazz e canto no renomado Conservatório de Tatuí e atua como artista em variados projetos, tendo circulado por diversas cidades do Brasil. Na formação duo, se apresentará ao lado de Andre Grella, formado em piano erudito-popular também pelo conservatório de Tatuí com inúmeras apresentações em seu currículo musical as quais se destacam através da música popular brasileira com influências das raízes do samba, choro samba, ritmos brasileiros, forró, diante da pluralidade do nosso Brasil com apresentações mais intimistas, no formato piano e voz junto com André Grella de forma a aproximar pessoas de forma a trazer alegria e qualidade musical dos mais variados ritmos brasileiros neste evento junto ao Campus.

Dia 28/09

– das 12h às 14h – Apresentação Banda Sol Clavell

Apresentação Banda Sol Clavell – vencedora do Projeto Nascente – Carnavalha

O Sol Clavell Alexandre Délboux Filho e Guilherme Beraldo Guedes da Silva são os vencedores do 29° Projeto Nascente da USP 2022, na categoria Música Popular com a subcategoria arranjo, composição, interpretação instrumental e interpretação vocal.

O Nascente USP é uma relevante iniciativa de fomento à cultura desenvolvida pela Pró –Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP. Este concurso visa estimular, identificar e distinguir o fazer artístico no âmbito da Universidade por meio de um concurso aberto aos estudantes da USP.

O Sol Clavell é um duo que trabalha a partir da recontextualização e releitura de ritmos e gêneros urbanos e tradicionais brasileiros. Suas performances são marcadas pela utilização de processamento de som ao vivo (live processing), utilização de samplers, exploração das possibilidades sonoras dos instrumentos. No repertório, as ferramentas marcantes para obter essas sonoridades são, fora instrumentações tradicionais associadas a gêneros estabelecidos da canção brasileira como o violão, a viola brasileira e a própria voz, também as controladoras MIDI, samplers, sintetizadores e pickup de DJ.

– das 17h às 20h – Apresentação Oficina de Produção de Cartazes

Apresentação Oficina de Produção de Cartazes – Coletivo LGBTQ + Integra Esalq

Na oficina será explorada a colagem, a pintura e os carimbos, para a criação de cartazes críticos com abordagem às pautas sociais, políticas e culturais de forma criativa e expressiva, em uma perspectiva de arte transformadora.

Texto: Caio Albuquerque (19/9/2023)

Edição 495