Teve início, nos dias 6 e 7 de julho, a sexta edição da Campanha contra Febre Maculosa. Desde o princípio desta ação no Campus Luiz de Queiroz, ocorrida em 2016, a iniciativa já atraiu mais de 10 mil pessoas interessadas em obter informações e orientações sobre a doença. A campanha acontece anualmente nos finais de semana do mês de julho, período de férias escolares, com atividades em todos os finais de semana.
Realizada pela Comissão Técnica Permanente de Prevenção e Controle da Febre Maculosa, do Campus Luiz de Queiroz, a ação consiste em alertar para os riscos da presença do carrapato estrela em áreas afastadas e também de grande circulação. Além dos dois primeiros finais de semana de julho, a campanha seguirá nos dias 20 e 21, 27 e 28/07, das 9:00/12:00 e das 14:00/17:00.
A barraca da campanha está disponível no gramado ao lado esquerdo do Edifício Central. Lá encontra-se uma equipe de 15 alunos de graduação e pós-graduação da Esalq, do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena/USP), Faculdade de Tecnologia de Piracicaba (Fatep) e Faculdade de Medicina Veterinária de Americana, pronta para atender o público, para responder dúvidas sobre a doença e sobre a forma de como a administração do Campus Luiz de Queiroz mantém as áreas indicadas para lazer livres de carrapatos.
Vale destacar que os sintomas da febre maculosa se manifestam com dores nas articulações, cansaço, febre alta e manchas vermelhas pelo corpo.
Texto: Alicia Nascimento Aguiar | MTb 32531 | 05.07.2024