Ateliês, a Magia da Arte Cerâmica

Mostra fica em aberta no Museu Luiz de Queiroz de 9 a 29 de novembro (divulgação)

A cerâmica vem acompanhando a história do homem, deixando pistas sobre civilizações e culturas que existiram há milhares de anos antes da Era Cristã. Ela nasceu no momento em que o homem começou a utilizar-se do barro endurecido pelo fogo. Para mostrar essa evolução e apresentar trabalhos inéditos, a Galeria Renato Wagner do Museu Luiz de Queiroz sediará, entre 09 e 29 de novembro, uma mostra de arte cerâmica que contará com a participação de ateliês de cerâmicas de várias cidades do Estado de São Paulo e de outros estados da federação.

A mostra “Ateliês, a magia da arte cerâmica”, com curadoria de Carlos Augusto de Almeida e Cibele Nakamura, tem como objetivo proporcionar ao público obras executadas por novos talentos que despontam sob a orientação de renomados mestres ceramistas para o mundo das artes, interagindo e propondo temas importantes para o conhecimento da população e harmonizando a exibição de peças únicas e inéditas.

A mostra reunirá as escolas e ateliês da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul UFMS, Curso de Artes Visuais, sob orientação da profa. Maria Alice Rossi; Studio Cerâmica Maga, sob orientação da profa. Magali Ercolin; Ateliê DAMASSAFALA, sob orientação da profa. Rosani Vieira; Ateliê Patrícia Freitas Cerâmica, sob orientação da Profa. Patrícia Freitas; Atelier Darly Pellegrini, sob orientação da Profa. Darly Pellegrini.

Além de 30 participantes vinculados a essas escolas e ateliês, a mostra contará com as participações do convidado especial Ivan Yassuda, aluno da profa. Malu Serra, de São Paulo, e da artista plástica convidada, Virginia Welch, de Piracicaba (SP), que participará com mostra de pinturas.

Durante o evento será homenageado o artista ceramista de Piracicaba, Dalton Belmudes de Toledo (in memoriam).

Participantes ceramistas

Cristina Laurito, Denise Reganati, Denise Serrão, Érika Suzuki, Letícia Fornari,  Raphaela Borba, Sílvia Magalhães, Darly Pellegrini, Lúcia Ribeiro, Luís Salgado, Mônica Alba, Silvana Sil, Soraia Persoli, Suzeli Miranda, Rosani Vieira, Amalia Lerner, Beth Novi, Graça Cascão, Sueli Epstein, Cecília Mazeo Whithaker, Gabriela Fávero Vaughin, Ingrend Guimarães Cornaquini, Francely Catelli, Raquel de Sá, Mônica Girard, Renata del Campo, Cauê Rodrigues.

A realização é da Comissão (CCEx) e Serviço de Cultura e Extensão Universitária (SVCEx) da Esalq.

Informações pelo telefone (19) 3429-4305.

Texto: Alicia Nascimento Aguiar (07/11/2017)