Aucani transmite Webinários COCA para Escrita Acadêmica

O Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês (PPGELLI/USP) acaba de adquirir licença para utilização, por toda comunidade USP, do English Corpora (https://www.english-corpora.org/). Corpora são compilações de textos autênticos em formato eletrônico para pesquisa linguística. Professores e pesquisadores em universidades do mundo todo, bem como empresas, sobretudo na área de tecnologia  e educação, fazem uso de corpora regularmente. Os corpora eletrônicos são também uma excelente ferramenta para apoiar e avançar as habilidades de escrita acadêmica.

Por essa razão, o PPGELLI, que acaba de completar 50 anos, oferecerá, a partir do dia 11 de agosto,juntamente com a Aucani, uma série de webinários sobre ferramentas eletrônicas para a Escrita Acadêmica em inglês para toda a comunidade USP.

COCA: o que é?
O Corpus of Contemporary American English (COCA) é o corpus mais usado do English Corpora (https://www.english-corpora.org/). O COCA reúne uma ampla coleção de textos escritos e falados em inglês americano contemporâneo. Sua finalidade principal é fornecer uma representação abrangente do uso da língua inglesa em diferentes contextos e gêneros, com uma vasta coleção de textos acadêmicos, literários, jornalísticos e de mídia. Essa abrangência oferece uma visão rica e atualizada do inglês estadunidense contemporâneo, possibilitando o estudo e consulta da linguagem autêntica e o desenvolvimento de habilidades de comunicação oral e escrita.

Programação:
Webinário  1:  11/08/23 – 14h às 16h
 – Como utilizar o COCA para aprimorar as habilidades de escrita acadêmica em inglês?

Este webinar oferece um panorama geral do English Corpora, com enfoque no Corpus of Contemporary American English (COCA) como ferramenta de suporte à escrita acadêmica em inglês. Discutiremos como o COCA pode ser utilizado para melhorar a compreensão do vocabulário, identificar padrões linguísticos e aprimorar a precisão gramatical. Ao final do webinar, os participantes terão uma visão abrangente do COCA e de seus benefícios para impulsionar sua escrita acadêmica em língua inglesa.

Webinário 2: 18/08/23 – 14h às 16h – Principais funcionalidades do COCA para escrita acadêmica em inglês

Neste webinar, exploramos as principais funcionalidades do COCA e sua aplicação na escrita acadêmica em inglês. Os participantes aprenderão a realizar buscas avançadas no corpus para encontrar exemplos autênticos de uso de termos e estruturas específicas, permitindo o desenvolvimento de habilidades de escrita mais eficazes. Ao final do webinar, os participantes terão uma compreensão clara das principais funcionalidades do COCA e de como aplicá-las para aprimorar sua escrita acadêmica em inglês.

Webinário 3: 25/08/23 – 14h às 16h – Maximizando o uso do COCA: seus próprios textos como ferramenta para uma escrita acadêmica em inglês aprimorada

Neste webinar, demonstramos como utilizar o COCA para explorar textos que os usuários já possuam. Discutiremos estratégias para pesquisar e analisar esses textos, permitindo aos participantes encontrar exemplos relevantes para sua área de interesse acadêmico. Ao final do webinar, os participantes terão as ferramentas e conhecimentos necessários para explorar o COCA de forma eficaz, utilizando textos relevantes de sua escolha para aprimorar sua escrita acadêmica em inglês em suas respectivas áreas de estudo.

Local: Canal Youtube da Aucani USP

Ministrantes:

Giovana Marchese Rampini – Doutoranda em Letras no Programa de Estudos Linguísticos e Literários em Inglês (PPGELLI) na FFLCH/USP. Mestra em Letras pelo programa de Estudos da Tradução (TRADUSP) da mesma universidade. É pesquisadora do Projeto COMET  (Corpus Multilíngue para Ensino) da FFLCH/USP e colaboradora do comitê fundador da Associação de Lexicografia das Américas Sul, Central, Caribe e México (AmericaLex).  Suas área de atuação são ensino de inglês, escrita acadêmica, linguística de corpus, lexicografia, tradução e análise do discurso.

Andrea Geroldo dos Santos – Doutora em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês (PPGELLI) pela FFLCH/USP. Possui graduação em Português e mestrado pela mesma universidade.  É editora e autora de ELT e Educação Bilíngue. É colaboradora da FFLCH (USP), no Projeto COMET. Possui experiência na área de Letras, com ênfase em Língua, Literatura, Metodologia de Ensino, Produção de Conteúdo e Elaboração de Material Didático, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de inglês, literatura inglesa e norte-americana, linguística de corpus, convencionalidade, colocações e métodos.

Mediação: Professores Daniel Ferraz, Elizabeth Harkot-de-La-Taille e Luciana Carvalho Fonseca do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês (PPGELLI).

Edição 489