Bicho, quem te viu, que te vê!

Mostra integra as comemorações dos 35 anos do Museu Luiz de Queiroz (divulgação)


Para celebrar os 35 do Museu Luiz de Queiroz, a Comissão e o Serviço de Cultura e Extensão da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) prepararam para 2019 um calendário de exposições.

A primeira delas, “Bicho, quem te viu, que te vê!”, será inaugurada no próximo dia 11 de março e tem como foco a conservação da fauna silvestre da região central do Estado de São Paulo.

Por meio de painéis, registros fotográficos e ilustrações, a mostra apresenta como se deu a evolução da ocupação dos ambientes naturais do interior paulista e o que restou destes ambientes. 

Ao longo da exposição, o visitante fica frente a frente com o lobo-guará, a jaguatirica, a onça-parda, o sauá, o macaco prego -  animais taxidermizados (“empalhados”) que frequentemente são atropelados na região e poderá compreender melhor o que tem sido feito para minimizar estas perdas. Ao final, cada visitante é convidado a tomar suas próprias atitudes para conservar as espécies da rica fauna brasileira.   O projeto da exposição Bicho, quem te viu, que te vê! é do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP de São Carlos.

Bichos da Esalq – Em paralelo, ocorrerá a mostra Bichos da Esalq. Iniciativa do Laboratório de Ecologia, Manejo e Conservação de Fauna Silvestre da Esalq, a ação ilustrará parte da diversa e abundante fauna silvestre do campus“Luiz de Queiroz. O projeto destacará, entre outras espécies, a capivara, o sagui, a seriema, o cágado-de-barbicha e a onça-parda.

Saiba mais em museulq@usp.br .

Texto: Caio Albuquerque (25/02/2019)

Boletim 262