Bolsa de Pós-Doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos (Fungos Toxigênicos)

O Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), vinculado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, está com inscrições abertas, até 20 de fevereiro de 2022, para o processo seletivo de uma bolsa de pós-doutorado com foco em fungos toxigênicos.

Com duração de 12 meses, valor mensal de R$ 7.373,10 isento de imposto de renda e reserva técnica de 15% do valor anual, a bolsa está vinculada ao Plano de Desenvolvimento Institucional de Pesquisa (PDIP) do Ital, localizado em Campinas, com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

O candidato deve ter doutorado em Ciência de Alimentos, Tecnologia de Alimentos, Biologia, Bioquímica ou áreas afins finalizado há menos de cinco anos, com graduação em Ciência de Alimentos, Biologia, Bioquímica, Engenharia de Alimentos ou áreas afins e conhecimento da língua inglesa para leitura, redação científica e conversação, além de produção científica em periódicos indexados.

Também é necessário ter experiência comprovada em pesquisas relacionadas a ciência de alimentos e microbiologia de alimentos, análises de fungos utilizando taxonomia polifásica, biodiversidade de Aspergillus e Penicillium e técnicas cromatográficas (HPLC, CG-MS, LC-MS/MS etc.) e moleculares para identificação de fungos. Além disso, é desejável experiência com difusão e transferência de conhecimento técnico-científico e coorientação de estudantes de graduação, mestrado e/ou doutorado.

O aprovado deverá desenvolver projeto relacionado ao tema proposto, auxiliar na orientação e coorientação de alunos, colaborar com pesquisadores do Ital no desenvolvimento de outros projetos e auxiliar na redação e revisão de trabalhos científicos do grupo de pesquisa e na transferência de tecnologia e conhecimento.

Sobre o Ital

Localizado em Campinas/SP, o Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) realiza pesquisa, desenvolvimento, assistência tecnológica e difusão do conhecimento nas áreas de embalagem e de processamento, conservação e segurança de alimentos e bebidas.

Fundado em 1963, vinculado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, o Ital possui unidades técnicas especializadas em carnes, produtos de panificação, cereais, chocolates, balas, confeitos, laticínios, frutas, hortaliças e embalagens, sendo certificado na ISO 9001 com parte dos ensaios acreditados na ISO/IEC 17025.

Por meio do Centro de Inovação em Proteína Vegetal, do Núcleo de Inovação Tecnológica e da Plataforma de Inovação Tecnológica, o Ital estimula alianças estratégicas para inovação e projetos de cooperação. Possui ainda Programa de Pós-Graduação aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Outras informações estão disponíveis no site http://www.ital.agricultura.sp.gov.br.

Edição 412