Bolsas em projeto de pós-doutorado

O Departamento de Botânica, do Instituto de Biociências da USP anuncia duas vagas para pós-doutorado FAPESP na área de Fisiologia Molecular de Plantas. Ambas as vagas são para atuar no projeto Light and stress signal transduction pathways: how to optimize multiple responses for improving crop yield and quality.

O objetivo geral desta proposta é estudar fatores comuns envolvidos na transdução de sinais de luz e estresse, visando otimizar múltiplas respostas para melhorar a produção e a qualidade nutricional da matéria-prima alimentar. Utilizando Solanum lycopersicum, uma eudicotiledônea de alto interesse nutricional para a dieta humana, como espécie modelo; este projeto propõe expandir o conhecimento sobre a função de fatores de sinalização de luz, bem como o metabolismo de tocoferol, um conhecido protetor contra o estresse, na interação entre as vias de sinalização de luz e estresses bióticos e abióticos.

Perfil do candidato: Doutorado em biologia vegetal ou área relacionada nos últimos quatro anos. Conhecimento e experiência em biologia molecular, interação proteína-proteína e proteína- DNA, técnicas de expressão transiente; transformação de plantas; interação planta-patógeno; bioinformática; estatística; e redação científica. Os candidatos devem ser criativos e capazes de desenvolver um projeto de pesquisa competitivo enquanto trabalham com autonomia sob a supervisão de um líder de equipe. Além de realizar pesquisa original, espera-se que os candidatos bem-sucedidos participem de projetos de estudantes de pós-graduação e supervisionem estudantes de graduação.

Informações completas no anexo.

Edição 528