#Brasil-Catar: Segurança Alimentar > financiamento de pesquisas

O Fundo Nacional de Pesquisa do Catar (QNRF) – em parceria com o Ministério da Municipalidade e Meio Ambiente - divulgou o cronograma e pré-requisitos para inscrição no segundo ciclo de chamadas em Segurança Alimentar.

1. O financiamento aos candidatos selecionados são da ordem de até USD 200 mil anuais, podendo-se renovar a concessão por até três anos. Na presente edição, são quatro as principais áreas de pesquisa: i) cadeia de abastecimento local; ii) aquicultura sustentável; iii) tecnologia com vistas a acelerar a produção local e aumentar a produtividade de vegetais e/ou ração animal de alta qualidade; e iv) tecnologia para acelerar o desenvolvimento de animais de alta produtividade, incluindo técnicas de combate a doenças epidêmicas.

2. Dentre os pré-requisitos de inscrição figuram a necessidade de o "pesquisador principal" estar afiliado a instituição - local ou internacional – credenciada junto ao Catar. O envio das propostas deve ser feito até o próximo dia 13 de outubro de 2020, por meio do portal eletrônico "Q-Grants": https://oss.qgrants.org, onde se encontram pormenores adicionais e datas de eventuais "workshops" e "webinars". O anúncio dos candidatos selecionados está previsto para ocorrer entre fevereiro e março de 2021.

3. A iniciativa constitui parte de política mais ampla do Catar em relação a área que se tornou estratégica, sobretudo após o início do bloqueio diplomático imposto ao país desde junho de 2017. É crescente a preocupação das autoridades locais no sentido de buscar não somente a autossuficiência em diversos gêneros alimentícios, como também de elevar a produtividade de seu incipiente setor agropecuário.

4. Trata-se de oportunidade valiosa para a participação de pesquisadores brasileiros - muitos dos quais ligados a instituições de excelência nos quatro campos referidos -, como também de tema com significativo potencial a ser explorado com vistas ao incremento da cooperação técnico-bilateral.

Importante: a instituição credenciada pode ser acadêmica/de pesquisa (universidade, instituto de pesquisa, etc) ou pode ser o usuário final da pesquisa (governo, entidades privadas, indústria, etc). Se o "pesquisador principal" for de uma instituição credenciada fora do Catar, ele deve identificar e colaborar com um "co-pesquisador principal" de uma instituição aprovada dentro do Catar.

As listas de instituições aprovadas no Catar podem ser encontradas nos seguintes links:
https://www.qnrf.org/en-us/Funding/Collaboration/Approved-Research-Offices
https://www.qnrf.org/en-us/Funding/Collaboration/Qatar-Research-Institut...

O pesquisador deve verificar as listas aprovadas de instituições credenciadas no Catar e entrar em contato com aquela(s) que pode(m) ser capaz(es) de trabalhar em conjunto na proposta de pesquisa.

Assim que as partes chegarem a um acordo e estabelecerem a equipe de pesquisa, poderão realizar a inscrição por meio do link https://oss.qgrants.org , até 13 de outubro de 2020.

Para quaisquer perguntas adicionais dos pesquisadores, é possível usar o sistema de suporte QNRF em https://qnrf.kayako.com/conversation/new .

Edição 341