Cátedras Brasil oferece dez bolsas para edição 2023

Com dez áreas temáticas para pesquisas, está aberta, até o dia 11 de junho, a temporada de inscrições para o programa Cátedras Brasil, edição 2023. A iniciativa é voltada a estudantes, professores, pesquisadores e profissionais - servidores públicos ou não -, com titulação acadêmica mínima de mestre. O Cátedras reúne inovação e interdisciplinaridade na aplicação de um conhecimento positivo em prol da administração pública. O edital nº 50/2023, com mais informações, pode ser acessado aqui.

Será contemplado um projeto  em cada uma das dez áreas, no valor de R$ 4,5 mil mensais. A concessão tem duração prevista de cinco meses. Os candidatos deverão passar por quatro etapas no processo seletivo, todas on-line: 1) análise da validade das inscrições (eliminatória); 2) análise da titulação e publicações (classificatória); 3) análise dos projetos de pesquisa (eliminatória e classificatória); e 4) entrevistas (eliminatória e classificatória).

O Programa Cátedras Brasil foi criado em 2014 e tem como objetivo fomentar as pesquisas científicas e aplicadas em áreas como gestão pública, inovação e políticas públicas. Nesta edição, por exemplo, entre as temáticas escolhidas estão algumas questões fundamentais, como a participação social na gestão e na promoção do desenvolvimento, dentro e fora da gestão pública; burocracias e alternativas; inteligência artificial; desafios e experiências de acesso na administração, entre outras.

As inscrições e o envio de propostas para o Cátedras podem ser realizadas aqui.  A divulgação do resultado final do processo será no dia 20 de julho e o início da concessão de bolsas está previsto para 24 de julho. Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato com a equipe da Coordenação-Geral de Pesquisa (responsável pela organização do certame), pelo e-mail: pesquisa.enap@enap.gov.br.

Edição 480