Café com a Imprensa - Evento reuniu docentes, pesquisadores e profissionais de mídia

O evento contou ainda com as presenças do Secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Arnaldo Jardim e do Secretário Nacional de Irrigação, José Rodrigues Pinheiro Dória (Crédito: Gerhard Waller - ESALQ/DvComun)

Compartilhar conhecimento. Esse foi o objetivo do “Café com a imprensa”, evento promovido pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ), na tarde desta quinta-feira, 21 de janeiro. Na oportunidade, o diretor da ESALQ, Luiz Gustavo Nussio e o vice-diretor, Durval Dourado Neto, receberam docentes da instituição e profissionais de diferentes veículos de comunicação para conversarem sobre as linhas de pesquisas desenvolvidas na Universidade. “Aproveitamos a tarde para protagonizar ações desenvolvidas nos departamentos da ESALQ, oferecendo à imprensa um espaço de discussões sobre os estudos que favorecem a nossa sociedade”, ressaltou o diretor.

O evento contou ainda com as presenças do Secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Arnaldo Jardim e do Secretário Nacional de Irrigação, José Rodrigues Pinheiro Dória.

Na ocasião, docentes dos doze departamentos da ESALQ apresentaram suas áreas de atuação e estiveram disponíveis aos jornalistas para um bate papo sobre as pesquisas e também para sanar eventuais dúvidas. “Todos os desafios recentes e anteriores no desenvolvimento da agricultura brasileira tiveram grande participação do conhecimento gerado dentro da ESALQ, por isso é importante apresentar à sociedade os estudos realizados nessa instituição que faz parte da história da agricultura de todo o Estado de São Paulo”, comentou Arnaldo Jardim.

A iniciativa de aproximar a imprensa da universidade mostrou-se uma ação positiva, que facilita aos repórteres selecionarem pautas de interesse público e desenvolverem suas reportagens com profissionais específicos de cada área e que se dedicam, há anos, aos estudos direcionados às plantas, solos, genética, alimentos, mecanização, animais, entre outros temas que fazem parte da vida do cidadão. “Esse convite foi uma oportunidade de aproximar os profissionais da imprensa dos pesquisadores e isso é fundamental para desenvolvermos nossas pautas com credibilidade e qualidade, apresentando à sociedade as inovações que podem facilitar o dia-dia do produtor rural e também de toda a população”, disse o repórter João Antonio dos Santos, da revista Balde Branco.

Texto: Ana Carolina Brunelli | Revisão: Caio Albuquerque (22/01/2016)