Campanha contra febre maculosa excedeu meta inicial

Campanha aconteceu durante mês de julho (Crédito: Divulgação)

Os finais de semana do mês de julho atraíram um número expressivo de visitantes que procuraram pelo estande da ‘Campanha contra febre maculosa’ no Campus USP Luiz de Queiroz. Passadas as quatro semanas propostas de realização da atividade, a campanha excedeu o intento aguardado. “A nossa meta inicial foi a de atingir 2.000 visitantes, porém, o somatório total foi de 2.675 pessoas, tendo ultrapassado tal meta em mais de 33%”, declarou Carlos Perez, membro da Comissão Permanente da Febre Maculosa e coordenador do evento.

Em sua quinta edição, a campanha que contou com uma instalação especialmente preparada com material ilustrativo sobre os organismos relacionados a febre maculosa, foi realizada pela Comissão Técnica Permanente de Prevenção e Controle da Febre Maculosa do Campus Luiz de Queiroz, e consistiu em alertar para os riscos da presença do carrapato estrela em áreas afastadas e também de grande circulação.

De acordo com Perez, do total de visitantes atendidos, 90,7% foram do munícipio de Piracicaba. “Assim consideramos ter atingido o nosso principal objetivo, o de trazer educação visando a prevenção contra essa doença à população de nosso município.”

Ainda segundo balanço, pessoas de 29 municípios do estado de São Paulo visitaram o estande, boa parte vinda de cidades endêmicas para a presença de capivaras, carrapatos e o patógeno que provoca a doença da febre maculosa.

Entre todos os municípios do estado de São Paulo encontram-se Americana, Araraquara, Araras, Assis, Atibaia, Avaré, Bauru, Iracemápolis, Itapetininga, Itapira, Jabuticabal, Limeira, Marília, Mogi Guaçu, Piedade, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Rio Claro, Santa Bárbara d’Oeste, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Caetano, São José do Rio Preto, São Paulo, Sumaré, Taubaté e Votorantim.

A campanha alertou, ainda, gente de municípios de outros estados como Maceió (AL), Manaus (AM), Bahia (BA), Brasília (DF), Belo Horizonte, Borda da Mata e Ipatinga (MG), Miranda (MS), Chapada dos Guimarães (MT), Belém (PA), Paraíba (PB), Astorga, Curitiba e Maringá (PR), Pernambuco (PE) e Rio de Janeiro (RJ).

Visitantes estrangeiros oriundos da China, El Salvador, Itália, República Dominicana e Venezuela, também passaram pelo estande da campanha contra febre maculosa.

Os colaboradores envolvidos na ação foram alunos dos cursos de Engenharia Agronômica, Ciências Biológicas e Gestão Ambiental da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), parte deles com títulos de mestrado e doutorado.

Texto: Alicia Nascimento Aguiar
02/08/2022