Campanha de férias - esclarecimentos sobre o carrapato estrela

Mês de julho, mês de férias, período em que o Campus USP Luiz de Queiroz  é visitado por um grande número de pessoas de Piracicaba e de muitas outras cidades. Isso se deve a ser este um lugar agradável e convidativo para os passeios com a família, incluindo crianças, ou para uma caminhada nas manhãs ou finais de tarde.

No entanto, há alguns cuidados a tomar. Por ser o campus cortado pelo Ribeirão Piracicamirim e pelo Rio Piracicaba, existe o risco de ser picado por carrapatos, especialmente nas partes mais próximas das áreas de matas. Ainda que os setores administrativos da ESALQ estejam a tempo firmemente empenhados em reduzir este risco, ele existe.

Por esta razão, como no ano passado, a Comissão de Prevenção e Controle da Febre Maculosa e seus colaboradores (estagiários e alunos de pós-graduação), em consonância com a Prefeitura do Campus, iniciam neste próximo final de semana a Campanha de Férias para a conscientização da população que visita o campus sobre este problema sério de saúde ligado à picada do carrapato. Assim, os visitantes encontrarão um estande com material ilustrativo sobre os organismos relacionados a esta doença, recebendo explicações e permitindo às crianças e adultos que vejam o carrapato-estrela, transmissor da bactéria que causa a doença e aprendam um pouco sobre esta, principalmente no que se refere às precauções e ações a serem tomadas com o aparecimento dos sintomas (febre alta, dor de cabeça, mal estar geral, dentro de poucos dias após a picada).

Não se trata de alarmar, mas conscientizar as pessoas sobre este problema, que se não tratado a tempo, pode até levar a óbito.

Visite o estande do carrapato nos próximos sábados e domingos de julho nas proximidades do Edifício Central, mas no dia 22, em frente ao Departamento de Entomologia, juntando-se ao interessante evento "Insetos na ESALQ", em que muitas outras atrações educativas importantes ocorrerão.

Boletim 179