Casa da Floresta em Parceria com a Prefeitura lança o projeto Circuito Monte Alegre

A primeira etapa do projeto Circuito Monte Alegre, que será realizado no Bairro Monte Alegre, foi lançada no dia 28 de agosto. A proposta, que foi idealizada pela Casa da Floresta em parceria com a Oji Papéis Especiais, conta com o apoio institucional da Esalq/USP e da Prefeitura Municipal de Piracicaba por meio da Semdettur (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Renda) e com a colaboração da Semuttran e Sedema.

O Bairro Monte Alegre, que tem grande relevância na história da cidade e em seu desenvolvimento, também é conhecido por abrigar diversas espécies de animais silvestres, dada a proximidade com o Rio Piracicaba e áreas com vegetação nativa em seu entorno, especialmente matas localizadas no Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais (IPEF) e no campus da Esalq/USP.

Nos últimos anos, o bairro e seus prédios históricos vivenciam um expressivo aumento no número de moradores, frequentadores e visitantes. As antes pacatas ruas do Monte Alegre sofreram rápida transformação, com consolidação de um polo turístico e gastronômico, bem como a instalação de empresas ligadas ao agronegócio, meio ambiente e tecnologias, fatores que mudaram o dia a dia cotidiano do histórico bairro.

Instalada no local desde 2005, a Casa da Floresta, empresa que atua com sustentabilidade e projetos socioambientais, acompanha o desenvolvimento do bairro e sentiu a necessidade de propor ações que trabalhem importantes questões sociais e ambientais associadas à mudança.

É nesse contexto que foi concebido o Circuito Monte Alegre, que tem como objetivos trazer segurança aos motoristas, pedestres e ciclistas da Avenida Comendador Pedro Morganti, que dá acesso ao bairro a partir do centro da cidade, além de propor vivência de arte, história e biodiversidade aos usuários. O projeto visa ainda promover a conservação ambiental ao longo de toda avenida, protegendo a fauna local e valorizando a história e os atrativos turísticos do bairro.

A primeira fase do projeto, patrocinada pela Oji Papéis Especiais, contempla a instalação de 12 placas de sinalização com projeto artístico desenvolvido pelo artista e pesquisador Camilo Riani. Essas obras de arte apresentam animais silvestres que são comumente avistados no bairro e trazem a leitura do artista para a fauna regional. Muitas dessas espécies também, como capivaras, gambás, tatus, quatis e ouriços sofrem com atropelamentos nas vias de acesso ao bairro. As placas serão instaladas em pontos estratégicos, próximos aos locais de maior ocorrência de atropelamentos visando alertar motoristas sob sua ocorrência.

Além da representação artística de cada espécie, as placas contarão com QRCode que levará a um site contendo informações científicas sobre a fauna local e sobre o Circuito Monte Alegre.

O projeto tem parceria pública e privada, com investimentos realizados pela Casa da Floresta e Oji Papéis Especiais, e está aberto à novas parcerias e apoio junto às empresas do município para consolidar as próximas etapas que contemplarão a instalação de painel artístico “muroarte”, implantação de lixeiras e mobiliário urbano, projeto paisagístico e remodelação viária da avenida Monte Alegre.

Texto: Divulgação – Prefeitura Municipal e Casa da Floresta

Edição 391