Ciclo de Debates "Vivenciando 2020"

(Crédito: Divulgação)

O momento particular que vivemos, na universidade e na sociedade, demanda análises e reflexões, em particular em particular em relação ao ensino, capacitação e formação de nossos estudantes. Por essa razão, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação realiza o Ciclo de Debates “Vivenciando 2020: formação superior no mundo pós-pandêmico: educação distanciada e à distância?”.

Esse Ciclo, composto de três sessões, propõe a necessária análise e reflexão do papel da universidade, dos processos de formação, do ensinar e suas práticas em um muno pós-pandêmico. Para tanto abordará os seguintes temas:

- 12 de junho, 14h30: ‘Abordagens pedagógicas e modelos de ensino: novos processos de aprendizagem?’ - investigando, em particular, a eventual contribuição de tecnologias na concepção de novas práticas pedagógicas (Marcelo Zaiat | Nilson Machado |Paulo Sano)
- 19 de junho, 14h30: ‘Modelos de ensino: responsabilidades institucionais e individuais’ - questionando quais as responsabilidades, individuais e institucionais, face a possíveis novos modelos de ensino (Selma Garrido Pimenta e convidados em confirmação)
- 26 de junho, 14:30hs: ‘Perspectivas da universidade: instituição de conhecimento, formação e ensino?’ - analisando, em que medida, eventuais mudanças da universidade como instituição implicam em processos de mercantilização do ensino (Luiz Bevilacqua | Naomar Almeida Filho | Ronaldo Mota)

Em cada um desses três encontros será também apresentada uma breve entrevista gravada com o Prof. Shigeru Miyagawa (Diretor do Center for Open Learning / MIT). Na página da PRPG, www.prpg.usp.br, estará disponível o link de acesso remoto a esses encontros, por meio do Google Meet e Youtube.

Edição 327