Comunicação da Esalq recebe homenagem da Asociación de las Televisiones Educativas y Culturales Iberoamericanas

Como parte das celebrações pelos dois anos de criação do Noticiero Científico y Cultural Iberoamericano (NCC), telejornal semanal distribuído para mais de 100 emissoras de televisão educativas e culturais da América Latina, Caribe e Península Ibérica, a Asociasión de las Televisones Educativas y Culturales Iberoamericanas (ATEI) promoverá, no próximo dia 09 de agosto, na cidade do México, uma cerimônia de reconhecimento aos parceiros que mais colaboraram com a produção do telejornal durante o período.

Entre as dez televisões homenageadas consta a TV USP Piracicaba, órgão da Divisão de Comunicação (DvComun), da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP), que desde o começo da parceria com a ATEI, agosto de 2018, já enviou 20 matérias integralmente produzidas pela equipe local, das quais 11 já foram veiculadas pelo telejornal. As matérias enviadas pela equipe local divulgam iniciativas de pesquisa e extensão da Esalq, e são legendadas em espanhol para inserção nas mais de 200 janelas de exibição do NCC, a grande maioria em países de fala espana.

Sobre o NCC

O Noticiero Cientifico y Cultural Iberoamericano foi lançado oficialmente em agosto de 2017, durante encontro anual da ATEI que, na oportunidade, foi realizado na cidade de Medellín, Colômbia. Seu principal objetivo é promover a divulgação da ciência, da tecnologia e da cultura em sua região de abrangência.

Hoje participam da iniciativa com o envio de produções mais de 100 emissoras de televisão, agências de notícias e produtoras de conteúdo, representando 30 países diferentes. Nomes como DW, France-Presse, Xinhua e Daily Motion são alguns dos colaboradores de expressão internacional que fazem parte da iniciativa.

Nesse período de 11 meses de parceria já foram retratados projetos dos professores Sinval Silveira Neto, do Departamento de Entomologia e Acarologia  (LEA), Carlos Eduardo Pelegrino Cerri, do Departamento de Ciência do Solo  (LSO), Luiz Carlos Basso, do Departamento de Ciências Biológicas (LCB), Teresa Cristina Magro, do Departamento de Ciências Florestais (LCF), Pedro Henrique Santin Brancalion, também do LCF, além de atividades geridas por técnicos especializados, pesquisas de pós-graduandos e projetos inovadores de ex-alunos.

Sobre a TV USP Piracicaba

Parte integrante da Divisão de Comunicação da Esalq desde março de 2012, a TV USP Piracicaba trabalha em sinergia com as demais áreas da DvComun divulgando as iniciativas de ensino, pesquisa e extensão da Esalq e entidades parcerias. Tem sua produção exibida periodicamente por meio do Canal Universitário de Piracicaba (Canal 13 da Net), do Canal Comunitário (PiracicabaTV, canal 5 da Net) e em sinal aberto pela TV Câmara de Piracicaba (canal 60.1 Digital). Também está presente no YouTube (www.youtube.com/TVUSPPira) e no Facebook (www.facebook.com/TVUSPPira).

Texto: Fabiano Pereira