Concurso Desafio Aedes aegypti: inscrições prorrogadas até 31 de agosto de 2016

crédito: Serviço de Produções Gráficas/ESALQ

Foram prorrogadas até o dia 31 de agosto de 2016 as inscrições para o Desafio de Combate ao Mosquito Aedes aegypti.O desafio integra o Projeto Temático anual da USP em Piracicaba, que em 2016 tem o tema de combate ao mosquito transmissor da dengue, zika vírus e febre chicungunya. A realização é da ESALQ, com apoio da Prefeitura do Campus USP “Luiz de Queiroz” e do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA). O desafio está dividido nas categorias Frases; Iniciativas educativas e práticas; Tecnologias e Publicações. O regulamento completo e o acesso à ficha de inscrições poderá ser feito no endereço http://www.esalq.usp.br/desafio-aedes/inscricao .

Na próxima semana, a ESALQ, em parceria com o SESC Piracicaba, realizam também ações do Programa de Combate ao Mosquito Aedes aegypti da ESALQ:

Bate-papo: "Mitos e verdades: combate ao mosquito Aedes"
Data: 4 de agosto de 2016 (quinta-feira)
Horário: das 19h às 19h50
Local: Comedoria do Sesc Piracicaba (R. Ipiranga, 155 - Centro, Piracicaba - SP) 

A falta de cuidado com o descarte de resíduos, principalmente no ambiente urbano, contribui para infestação do mosquito Aedes, que pode se desenvolver dentro ou ao redor dos domicílios. Sendo o mosquito o principal transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya, a compreensão do seu desenvolvimento e daquilo que é realmente eficiente para combatê-lo são fundamentais.

Essa atividade contará com mediação de Fabiano Pereira, da TV USP Piracicaba (Divisão de Comunicação da USP/ESALQ); e a participação de Alexandre José Ferreira Diniz, engenheiro agrônomo e pós-doutorando em Entomologia na ESALQ; e Márcio José Sérgio Ermida, coordenador pedagógico do Centro de Controle de Zoonoses de Piracicaba

Intervenção educativa: "Mosquito Aedes: saiba mais sobre o combate"
Data: 6 de agosto de 2016 (sábado)
Horário: das 14h às 16h
Local: Comedoria do Sesc Piracicaba (R. Ipiranga, 155 - Centro, Piracicaba - SP)

Coordenada pelo biólogo Aloísio Coelho Jr., o objetivo dessa atividade é esclarecer dúvidas sobre os métodos de controle do inseto vetor da dengue, zika e chikungunya na exposição de meios de combate que realmente funcionam, com orientações de como identificar o mosquito e os mitos acerca dele. Atualmente, Aloísio é pós-doutorando em Entomologia na ESALQ/USP e consultor do setor privado. Sua área de especialização é a biologia de inseto, criação massal e controle  biológico.

Boletim 132