Coral Luiz de Queiroz presta homenagem aos 255 anos de Piracicaba

É de acreditar que o Paraíso se encontrasse aqui,
na Piracicaba escondida por trás do tempo,
obra prima concebida e plasmada,
em momento de alta inspiração,
pelo Criador Divino de todas as coisas”
(Archimedes Dutra, pintor piracicabano)

Para homenagear Piracicaba pelos seus 255 anos, o Coral Luiz de Queiroz, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), preparou uma apresentação on-line, com estreia marcada para o próximo dia 1º de agosto, data de aniversário da cidade.

Ainda mantendo ensaios e apresentações no formato virtual, a maestrina Cintia Pinotti sugeriu aos coralistas que declamassem trechos do Hino de Piracicaba. “Ficou bem original essa homenagem a essa música que é uma serenata ainda do começo do século 20 que, em 1975, passou a ser considerada o hino oficial do município de Piracicaba”.

Assim, a releitura do Hino de Piracicaba conta com participação de 32 coralistas do Coral Luiz de Queiroz e Coral Luiz de Queiroz – Noite, divididos em nove blocos. A trilha sonora utilizada faz parte do CD do centenário da Esalq, contando com piano (Adelina Pinotti), dois violinos (Glaucia Pinotti e Rui Kleiner) e canto (Débora Leticia). Na composição final conta ainda com sobreposição de imagens de Piracicaba e do Coral Luiz de Queiroz. “Isso motivou muitos coralistas e assim podemos dar nossos parabéns à cidade de Piracicaba nesses 255 anos”, completou a maestrina da Esalq. A releitura traz ainda a frase do professor e pintor Archimedes Dutra, que abre esse texto.

A composição do Hino de Piracicaba é de Newton de Almeira Mello e a versão utilizada nesta apresentação de arranjo de Ernst Mahle.

Clique aqui e assista

Texto: Caio Albuquerque

Edição 436