Dez entidades assistenciais são beneficiadas pelo SolidarESA "Luiz de Queiroz"

Por meio de uma iniciativa da Casa do Produtor Rural (CPRural), do Projetando Agricultura Compromissada em Sustentabilisade (Paces) e do Grupo de Experimentação Agrícola (GEA), dez entidades assistenciais de Piracicaba receberam do SolidarESA "Luiz de Queiroz", no dia 6 de outubro de 2015, cerca de 5 toneladas de batatas.

A proposta do projeto é aplicar o ensino, a pesquisa e a extensão a favor da comunidade local, trocar experiências e implantar a solidariedade como uma disciplina a ser aprendida e vivenciada na universidade.

A produção de batatas utilizou um sistema diferenciado de cultivo, desenvolvido pelo PACES, que está no oitavo ciclo consecutivo e tem como premissa a agricultura compromissada com a sustentabilidade. A proposta é adaptar o cultivo as condições tropicais e subtropicais, priorizando a sustentabilidade, as condições físicas e biológicas do solo, melhorando assim a produtividade e o índice de doenças. Outros fatores de destaque neste processo são a redução do ciclo migratório da cultura e a sucessão com gramíneas como poácea, milho, brachiaria entre outras. A variedade utilizada no SolidarESA foi a Asterix (rosada), que tem como características o ótimo sabor e o formato oval-alongado, já no uso culinário pode ser consumida cozida ou frita, uma das formas mais utilizadas no Brasil.

Nesta segunda edição a batata foi escolhida por ser um alimento rico em fibras, vitaminas e carboidratos, e por possuir componentes antioxidantes. O objetivo foi fomentar a atividade agrícola junto aos produtores rurais, em evento técnico realizado no dia 29 de agosto, para aprimorar o seu conhecimento nessa cultura; inserir a participação dos alunos da ESALQ/USP no cultivo, manejo e colheita da batata, de forma a aplicar na prática os ensinamentos adquiridos em sala de aula no campo e, ainda, destinar toda a produção de batatas, produzidas especialmente para o SolidarESA, às entidades assistenciais de Piracicaba, contribuindo com a redução das despesas financeiras.

As entidades, credenciadas pelo Rotary Club de Piracicaba, que receberam o donativo foram a APAE Piracicaba, APASP, Aliança de Misericórdia, Centro de Reabilitação de Piracicaba, Casa do Bom Menino, Creche Lygia Amaral Gobbin, Lar Escola Coração de Maria Nossa Mãe, Lar Franciscano, Lar dos Velhinhos e Lar Betel.

O SolidarESA “Luiz de Queiroz” tem a coordenação dos profesores Durval Dourado Neto, Paulo Cesar Tavares de Melo e José Dias da Costa. O projeto conta com o apoio da Diretoria da ESALQ/USP,  Comissão (CCEx) e Serviço (SVCEx) de Cultura e Extensão Universitária, Departamentos da universidade; Programa Aprender com Cultura e Extensão Universitária e Fundo de Fomento de Cultura e Extensão Universitária da Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU/USP). A próxima edição está programada para o primeiro semestre de 2016, com o cultivo do milho.

O “SolidarESA” visa retribuir à sociedade os benefícios proporcionados pela universidade aos seus alunos. Além da disseminação do conhecimento, da possibilidade da prática do ensino aos alunos e da interação com a comunidade rural, o projeto tem gerado oportunidades de transformação social e de cidadania.

Informações pelo telefone (19) 3429-4178 ou pelo e-mail cprural@usp.br

Marcela Matavelli
Casa do Produtor Rural (CPRural)