Diretor da ESALQ é premiado pela ABC

Mônika Bergamaschi (presidente do Instituto Brasileiro para Inovação e Sustentabilidade do Agronegócio), Luiz Gustavo Nussio (diretor da ESALQ) e Luiz Alberto Moreira Ferreira (Presidente da ABC).

O diretor da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ), Luiz Gustavo Nussio, foi premiado pela ABC (Associação Brasileira de Criadores), que completa 90 anos de serviços prestados à pecuária nacional. A ABC agraciou Nussio como “Personalidade do ano - Ensino e Pesquisa 2016”. O evento aconteceu na segunda-feira, 5/12.

O Prêmio ABC foi criado em 2002, para homenagear as personalidades do agronegócio que mais se destacaram no ano, nas categorias: Pecuária de Corte, Pecuária de Leite, Associativismo e Ensino/Pesquisa. A premiação Personalidade do Ano, também é para aqueles que se revelaram com distinção na vida pública ou privada.

O presidente da ABC, Luiz Alberto Moreira Ferreira, salientou a importância da premiação e da comemoração pelos 90 anos da ABC. “Hoje é uma data muito importante, pois estamos festejando os 90 anos da ABC, que tem um longo passado e que trabalha na história da agricultura. Essa festa é para homenagear as pessoas que contribuem muito para a agricultura do agronegócio paulista e brasileiro”, afirmou Ferreira.

Para Luiz Gustavo Nussio, diretor da ESALQ, o reconhecimento vai além de sua carreira profissional, reconhecendo também a carreira pessoal e a contribuição histórica da ESALQ. “Embora a homenagem seja na categoria de Ensino/Pesquisa, tenho certeza que um pouco disso reconhece minha carreira pessoal, mas, em boa parte, tem a ver com o trabalho realizado na direção da ESALQ,  e o trabalho realizado por todos os docentes e pesquisadores da instituição. Entendo que essa homenagem seja, definitivamente, um reconhecimento da contribuição histórica da nossa Escola”, afirmou Nussio.

Nussio destacou, ainda, que esse reconhecimento é uma força que o leva a seguir com seu trabalho. “Construo uma carreira com muita dedicação e honestidade. Isso é um exemplo aos meus filhos, não necessariamente por conta do prêmio, mas, sobretudo, pelo fato de perceberem que a edificação de uma postura altruísta contribui para sociedade”, finaliza o diretor.

A ABC é reconhecida pelos importantes serviços dedicados ao desenvolvimento da pecuária. Desde 1926, agrega e representa empresários e profissionais dedicados à produção animal. Nesse período, contribuiu para o avanço técnico da pecuária e defendeu os interesses dos produtores. Foi uma das primeiras associações de natureza rural a serem criadas no Brasil.

Na ocasião, também foram homenageados Carlos Viacava, pecuarista, na categoria Pecuária de Corte; Luiz Carlos Corrêa Carvalho, Presidente da ABAG, na categoria Associativismo; Makoto Edison Sekita, dirigente da Sekita Agronegócios, na categoria Pecuária de Leita; Aloysio Nunes Ferreira Filho, senador, na categoria Personalidade do Ano; e Marcos Sawaya Jank, Engenheiro Agrônomo, que recebeu a Homenagem Especial: Sócio Emérito.

Texto: Caio Nogueira
Revisão: Alicia Nascimento Aguiar