Diretora da Esalq está entre as Mulheres de Sucesso da revista Forbes

Thais é a primeira mulher a ocupar o cargo de diretora da Esalq (crédito: Denise Guimarães)

A diferença de gênero, que ainda coloca as mulheres em posições de desiguldade nas mais diferentes esferas, é um problema que estaremos obrigados a conviver pelos próximos 130 anos. Essa constatação, feita pelo Fórum Econômico Mundial, não impede, no entanto, que o número de mulheres em posições de liderança aumente como nos últimos anos.

Estimular uma mudança cada vez mais rápida nesse cenário não é tarefa das mais fáceis. Mas exaltar a performace das mulheres que já lideram com excelência é algo que a lista das 15 Mulheres de Sucesso, publicada pela revista Forbes Brasil, pode contribuir.

A lista foi divulgada no último final de semana e inclui lideanças no mundo corporativo, cultural e científico. Estão entre essas personalidades as cantoras Alcione e Ivete Sangalo, a presidente da Coca-Cola, Luciana Batista e a diretora da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP).

“Ter sucesso é poder realizar um trabalho que ajude as pessoas e contribua positivamente com o ambiente no qual atuamos”, declarou a professora Thais, única representante da lista que tem atuação no mundo acadêmico.

Estar entre pioneiras é algo que a docente tem acostumado durante sua trajetória na academia, já que ela foi a primeira mulher a assumir o cargo de diretora da Esalq, instituição que completará 123 anos no próximo mês de junho. Thais ocupa o atual cargo desde o início de 2023 e sobre o significado de tornar-se a primeira mulher diretora de uma instituição mais do centenária, ela declarou que “Temos que ir eliminando essas barreiras que existem hierarquicamente na sociedade. Esse é um movimento que vem ganhando força e esperamos que assim continue, num processo com equidade, com mulheres e homens ocupando os mesmos espaços, mantendo as diferenças de cada um”.

Gestão – Entre aspectos da trajetória acadêmica da professora Thais, o perfil da diretora da Esalq na revista Forbes aponta diferenciais da sua gestão, como a criação do primeiro conselho consultivo da instituição. À Forbes, Vieira declarou que “O Conselho da Esalq é de caráter opinativo, mas, com ele, se constroem aprendizados importante”.

Confira a lista completa das Mulheres de Sucesso da revista Forbes em https://forbes.com.br/forbes-mulher/2024/02/lista-forbes-mulheres-de-suc...

Thais Maria Ferreira de Souza Vieira – A diretora da Esalq é Engenheira Agrônoma formada pela Esalq/USP em 1995. É Doutora em Tecnologia de Alimentos pela Unicamp (2003), com período sanduíche no CIRAD, Montpellier, França e Livre Docente pela USP (2015). Foi pesquisadora visitante na University of California, Davis (2018-2019) e pesquisadora da Embrapa Agroindústria de Alimentos (2003-2005). Foi vice-coordenadora da Comissão de Coordenação de Curso - Engenharia Agronômica (2012-2015), coordenadora da Comissão de Coordenação de Curso - Ciências dos Alimentos (2015-2018) e presidente da Comissão de Graduação da Esalq desde 2019. Desde 2021 é Coordenadora do Subcolegiado de Agricultura, Silvicultura, Pesca e Veterinária e membro do Conselho Deliberativo da CTAA - Comissão Técnica de Acompanhamento da Avaliação, INEP/MEC. Coordenadora de convênios de cooperação internacional (ONIRIS, Institut Agro, Bordeaux Sciences Agro, Vetagrosup, UFRO) e do programa de duplo diploma Esalq/ONIRIS (França). Foi vencedora do Prêmio de Excelência em Docência de Graduação da Esalq e do Prêmio de Excelência em Docência da USP, ambos em 2013. Ministra disciplinas de graduação e pós-graduação em desenvolvimento de produtos e processos e coordena projetos de pesquisa e desenvolvimento voltados à otimização de processos, utilizando tecnologias amigáveis ao meio ambiente, para obtenção de ingredientes funcionais a partir de co-produtos e resíduos agroindustriais, com foco em antioxidantes e com aderência ao ODS 12.

Texto: Caio Albuquerque (28/2/2024)

Edição 517