Docente é agraciado com a Láurea Sergio Westphalen

Paulo Cesar Sentelhas é professor do departamento de Engenharia de Biossistemas (crédito: Gerhard Waller)

De 12 a 16 de agosto, aconteceu na cidade Catalão-GO, o XXI Congresso Brasileiro de Agrometeorologia, organizado pela Sociedade Brasileira de Agrometeorologia.

Na ocasião, o professor Paulo Cesar Sentelhas, do departamento de Engenharia de Biossistemas, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), foi agraciado com a Láurea Sergio Westphalen. O reconhecimento é o prêmio máximo conferido pela Sociedade Brasileira de Agrometeorologia, entregue aos pesquisadores de destaque na área.

“Para mim é uma honra imensa receber essa homenagem e me juntar ao hall de outros profissionais da Esalq já premiados, como os professores Jesus Marden dos Santos, Nilson Augusto Villa Nova e Luiz Roberto Angelocci, além de outros Esalqueanos como Angelo Paes de Camargo, Rogério Remo Alfonsi e Altino Aldo Ortolani, todos com os quais tive o prazer de conviver e aprender muito”.

Sentelhas destacou ainda que este prêmio é um reconhecimento à contribuição que a Esalq vem prestando à Agrometeorologia nacional ao longo das últimas décadas. “Isso me faz ainda mais orgulhoso por receber este prêmio, elevando ainda mais o nome da Esalq no cenário nacional”.

Paulo Cesar Sentelhas - Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade de Espírito Santo do Pinhal (UNIPINHAL) - Faculdade de Agronomia e Zootecnia Manoel Carlos Gonçalves (1987), mestrado em Agronomia (Agrometeorologia), 1992, e doutorado em Agronomia (Irrigação e Drenagem), 1998, ambos pela Esalq. Desde março de 1996 é professor da Esalq, ocupando atualmente o cargo de Professor Associado 3 da Universidade de São Paulo, e desde 2005 é Pesquisador do CNPq. Como docente, leciona na graduação as disciplinas Meteorologia Agrícola e Agrometeorologia dos Cultivos e, na pós-graduação a disciplina Agrometeorologia e Doenças de Plantas. É membro da SBAgro (Sociedade Brasileira de Agrometeorologia) e da INSAM (International Society of Agricultural Meteorology).