Docente é eleita para cargo na Oscip Pira 21

Em assembleia realizada em 10/11, a professora Sênior do Departamento de Economia, Administração e Sociologia da ESALQ, Marly Teresinha Pereira, foi eleita Secretária Técnica da Secretaria Executiva da Oscip Pira21, representando a ESALQ para o biênio 2016/2017.

Durante a reunião foram eleitos os membros da Secretaria Executiva, Conselho Diretor e Conselho Fiscal para o mandato 2016/2017. A Agenda 21 de Piracicaba, liderada pela OSCIP Pira 21- Realizando o Futuro, tem desde 1999 a partir da ação voluntária de membros da sociedade piracicabana, a missão de fomentar o desenvolvimento sustentável de Piracicaba, por meio de um Plano Estratégico elaborado pela comunidade (Agenda 21) com o objetivo de atingir uma melhor qualidade de vida para todos os munícipes desta e das futuras gerações.

“É uma grande honra, como representante da nossa ESALQ, ter sido eleita para o cargo de secretaria executiva técnica da Secretaria Executiva para o biênio 2016-2017, e espero que tanto professores como alunos de seus diferentes cursos, se engajem nem nesse trabalho voluntário em busca de um desenvolvimento sustentável solidário como retribuição a tudo aquilo que Piracicaba nos oferece”, declarou a docente.

A Oscip tem como estrutura seis dimensões norteadoras: 1. Dimensão Social (Cultura; Educação; Esporte e Lazer; Equidade e Justiça Social; Saúde; Segurança) 2. Dimensão Econômica (Indústria; Comércio; Serviços; Construção Civil; Turismo) 3. Dimensão Ambiental (Recursos Hídricos; Saneamento; Resíduos Sólidos; Cobertura Florestal e Educação Ambiental) 4. Dimensão Política (Poder Executivo; Poder Legislativo e Poder Judiciário) 5. Dimensão Urbana (Planejamento e Desenho Urbano; Mobilidade e Transporte) 6. Dimensão Rural: Desenvolvimento Agrícola e Rural).  Integram o grupo de trabalho mais de 300 voluntários que atuam nas 22 áreas da Agenda 21.

Os Programas de Ação da 2ª revisão 2016-2025 constam na Agenda21 lançada em outubro, da qual a professora Marly é coordenadora da Dimensão Rural. O documento pode ser acessado no site www.pira21.org.br (http://www.pira21.org.br/files/file_texto_52.pdf)

Marly Teresinha Pereira – É doutora em Estudos das Sociedades Latino-americanas – concentração Sociologia (Universidad Artes y Ciéncias Sociales - ARCIS, de Santiago de Chile). Mestre em Economia Agrária (ESALQ), especialista em Planejamento de Políticas, Programas e Projetos de Desenvolvimento Rural, Programa Italia/FAO/PROCAPLAN. É graduada em Engenharia Agronômica e Docente Sênior do Departamento de Economia, Administração e Sociologia da ESALQ.

 

Boletim 99