Docente da área de Estatística receberá Prêmio ABE

Professora Clarice Garcia Borges Demétrio é docente do Departamento de Ciências Exatas (Crédito - Gerhard Waller)

Clarice Borges Demétrio, docente do Departamento de Ciências Exatas da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), receberá o Prêmio ABE. O anúncio dos finalistas do prêmio ABE de Iniciação Científica (IC), Mestrado e Doutorado, assim como o ganhador do Prêmio ABE 2022 de Pesquisador, foi feito no início deste mês.

Criado em 2002, pela Associação Brasileira de Estatística, o prêmio homenageia um renomado estatístico brasileiro que tenha contribuído de forma significativa para o desenvolvimento do ensino e da pesquisa em Estatística no Brasil.

O pesquisador deve ter se integrado de forma ímpar à formação de capital humano especializado na área, por meio de orientação de dissertações e trabalhos científicos, ou que tenha sido membro atuante de inciativas de impacto para os estatísticos do País. Também pode ter se distinguido pela presença constante e efetiva durante a existência da Associação Brasileira de Estatística (ABE).

As apresentações dos finalistas assim como as entregas dos prêmios serão feitas no 24º SINAPE – Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística, a ser realizado entre os dias 30 de Julho e 05 de Agosto de 2022, em Gramado (RS).

SINAPE

Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística é a principal reunião científica da comunidade estatística brasileira, sendo organizado pela Associação Brasileira de Estatística (ABE). É um fórum único para a difusão no Brasil dos avanços da estatística mundial, tanto em termos teóricos e metodológicos, quanto em termos de sua interação e aplicação nas diversas áreas do conhecimento. Há uma sólida participação de pesquisadores nacionais, internacionais, alunos e profissionais do mercado.

Mais informações estão no site sinape2022.com.br.

Clarice Garcia Borges Demétrio

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo (1975), mestrado em Agronomia (Estatística e Experimentação Agronômica) pela Universidade de São Paulo (1978), doutorado em Agronomia (Estatística e Experimentação Agronômica) pela Universidade de São Paulo (1985) e pós-doutorado no Imperial College, Londres (1986-1987). Atualmente, é professora titular da Universidade de São Paulo, no Departamento de Ciências Exatas da Esalq/USP. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Probabilidade e Estatística Aplicadas, atuando, principalmente, em modelos lineares generalizados e extensões. Assumiu os cargos de Incoming-President (2011), President (2012-2013), Outgoing-President (2014) e Chair do Nominating Committee (2015-2016) da International Biometric Society. Doctor Honoris Causa pela Hasselt University, Bélgica em 15/05/2019.

Texto: Alicia Nascimento Aguiar | MTb 32531 | 07.07.2022

Edição 434