Docente da Esalq figura entre os principais cientistas de Matemática

Edwin Moises Marcos Ortega, docente do departamento de Ciências Exatas da Esalq (crédito: Gerhard Waller)

O professor Edwin Moises Marcos Ortega, do departamento de Ciências Exatas da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), figura em 5º lugar entre os melhores pesquisadores do Brasil em Matemática.

Seu nome aparece na 1ª edição do ranking publicado pela Research.com, um dos principais sites de investigação em Matemática do mundo, que oferece desde 2014 dados sobre as contribuições científicas nessa área.

O ranking tem como base o h-index, que considera publicações relevantes e o impacto a partir de citações. Considera cientistas líderes na área da Matemática, baseada num exame meticuloso de mais de 3707 cientistas no Google Scholar e no Microsoft Academic Graphic. Os critérios de inclusão dos acadêmicos a serem considerados no ranking dos melhores cientistas baseiam-se no índice h da disciplina, na proporção das contribuições feitas dentro da disciplina em questão, além dos prêmios e outras realizações.

Sobre o reconhecimento, o docente expressa sua satisfação e agradece aqueles que estão ao seu lado durante sua jornada na academia. “Estou muito feliz com esse reconhecimento e gostaria de agradecer a Esalq por ter me dado todo suporte necessário para o desenvolvimento das minhas pesquisas, assim como agradecer os meus parceiros de pesquisa, reconhecer o trabalho incansável dos meus alunos de mestrado e doutorado no desenvolvimento de pesquisas em estatística e matemática no Brasil. Agraço também aos funcionários e secretários do meu departamento por todo apoio e finalmente agradeço a minha família por me apoiar incondicionalmente”

Confira lista completa: https://research.com/scientists-rankings/mathematics/br

Currículo – Estatístico formado pela Universidad Nacional Mayor de San Marcos (1993), Ortega tem mestrado em Estatística pela Universidade Estadual de Campinas (1997), doutorado em Estatística pela Universidade de São Paulo (2001), livre docente em (2007) e pós-doutorado em Estatística na Universidade Federal de Pernambuco (2010-2011). Atualmente é professor Titular da Universidade de São Paulo, atua, orientando e ministrando disciplinas, junto ao Programas de Pós-Graduação em Estatística e Experimentação Agronômica da Esalq/USP. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Inferência Paramétrica, atuando principalmente nos seguintes temas: modelos de regressão, análise de sobrevivência, novas distribuições de probabilidade, métodos de estimação, análise de sensibilidade e análise de resíduos.

Texto: Caio Albuquerque (22/02/2022)

Edição 414