Docente da Esalq recebe Título de Sócio Honorário do IPEF

Antonio Natal Gonçalves é docente do Departamento de Ciências Florestais - (Crédito: Gerhard Waller - DvComun Esalq/USP)

O Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais (IPEF), entidade criada para gerar soluções inovadoras mediante estudos e pesquisas cooperativas de interesse do setor florestal, concedeu, nesta quinta-feira, 10 de março, ao Professor Antonio Natal Gonçalves, docente do Departamento de Ciências Florestais, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), o título de Sócio Honorário do Instituto.

Referência em Fisiologia das Árvores, o docente é destacado no meio acadêmico como um dos pais da cultura de tecidos e clonagem florestal no Brasil. Com essa distinção, Gonçalves se une a outros pilares da silvicultura nacional.

O novo Sócio Honorário

Concluiu o Doutorado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas), em 1982, pela Esalq/USP e, atualmente é professor do Departamento de Ciências Florestais da instituição. Publicou 38 artigos em periódicos especializados e 90 trabalhos em anais de eventos. Possui dois capítulos de livros e um livro publicado. Possui 58 itens de produção técnica. Participou de 38 eventos no Brasil. Orientou 35 dissertações de mestrado e duas teses de doutorado, além de ter orientado 27 trabalhos de iniciação científica e um trabalho de conclusão de curso. Entre 1996 e 1999, coordenou quatro projetos de pesquisa. Atua na área de recursos florestais e engenharia florestal, com ênfase em manejo florestal. Em suas atividades profissionais interagiu com 176 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.

O IPEF

O Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais, criado em 1968, é uma associação sem finalidade econômica que tem por objetivo o planejamento, a implementação e a coordenação de ações e o gerenciamento de recursos, destinados aos estudos, análises e às pesquisas na área de recursos naturais, com ênfase na ciência florestal. Gera soluções inovadoras de interesse do setor florestal, integrando empresas, universidades, instituições congêneres e a sociedade.

Texto: Alicia Nascimento Aguiar | MTb 32531 | 11.03.2022

Edição 417